Saúde

A importância do check-up preventivo para realizar atividades físicas

A busca por um corpo perfeito ou resultados expressivos, podem acarretar em consequências indesejadas para quem pratica atividade física sem o acompanhamento médico. O check-up é fundamental para iniciar uma vida saudável.

19 Mar 2022 - 09h55 | Atualizado em 19 Mar 2022 - 09h55
A importância do check-up preventivo para realizar atividades físicas Lorena Bueri

A prática regular de atividades físicas é essencial para quem deseja ter qualidade de vida. Além dos benefícios já conhecidos como auxílio no controle de peso, controle da pressão arterial, redução do estresse, maior qualidade do sono, aumento da disposição e prevenção de doenças - câncer, diabetes e doenças cardiovasculares -, praticantes buscam também outros resultados físicos e estéticos. A orientação profissional seja durante a escolha da atividade a ser realizada e o acompanhamento são de extrema importância para a obtenção dia resultados esperados.

É recomendado também que seja feito antes de começar a realizar qualquer atividade física um check-up preventivo. A avaliação feita por médicos especialistas - cardiologistas e ortopedistas - visa detectar alguma doença prévia que possa aparecer. Ele também serve como guia para o preparador físico/ personal para programar o treinamento físico específico conforme as particularidades e objetivo de cada um, proporcionando um treinamento eficiente que possibilita a saúde e bem estar do praticante.


Prática de atividade física. (Foto:Reprodução/Site Minha Saúde)


Devem ser incluídos no check-up testes clínicos e laboratoriais, avaliação cardiológica e ergoespirométrica , ressonância para avaliar colina, músculos e ligamentos, análise da composição corporal, testes neuromotores de flexibilidade, força e resistência e radiografia ósseas (joelho, tornozelo e quadril).

O treinamento físico extremamente intenso pode acarretar em uma série de problemas, quando feito sem orientação profissional e o check-up preventivo. Realizando os exames, a pessoa poderá fazer as atividades de forma segura e com foco nos objetivos.

Algumas consequências dessa prática sem acompanhamento são: osteoporose precoce, descontrole da pressão arterial, alterações no ciclo menstrual, lesões ortopédicas, anemia e infertilidade.

Após o início da atividade física, o acompanhamento médico deve permanecer regularmente para avaliar a saúde. Em caso de dor no peito, tontura, dificuldade pra respirar, entre outros sintomas atípicos durante a prática de exercícios ou posteriormente, o médico deve ser consultado imediatamente.

 

 

Foto destaque: Atividade Física/ Reprodução: Site Diário do Nordeste

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo