Saúde

A importância da saúde dos psicólogos

Em uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que casos de depressão e a ansiedade aumentaram 25% no primeiro ano após o surgimento da Covid-19.

05 Set 2022 - 08h00 | Atualizado em 05 Set 2022 - 08h00
A importância da saúde dos psicólogos  Lorena Bueri

O cuidado com a saúde mental cresceu durante a pandemia de Covid-19, pois ficar em casa sem sair e com tantas mortes acontecendo, afeta a cabeça de todos. Um relatório global divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste ano, afirma que casos de depressão e ansiedade aumentaram 25% no primeiro ano após o surgimento do novo coronavírus.

Mas quem cuida da mente das pessoas também precisa de ajuda? Estudantes de psicologia e especialistas já formados recebem a instrução de fazer terapia. O conversou com psicólogas de Juiz de Fora para entender a importância da terapia e cuidado com a saúde mental.

Saúde mental em dia

A terapia permite um conhecimento melhor das próprias emoções e é indicada para todos, até mesmo na infância. Sabendo mais sobre si próprio, é possível ressignificar culpas, medos, eventos traumáticos, dores do passado ou presente. E também investir nas potencialidades para melhorar o futuro.

Ingrid Pinheiro, psicóloga educacional, diz que a terapia é muito procurada ainda na infância para tratar demandas relacionadas a comportamentos mal adaptativos, como dificuldades na escola ou desafios na expressão das emoções.

"Se preocupar com a saúde mental na infância permite focarmos na prevenção de transtornos e promoção de bem-estar, evitando assim, grandes sofrimentos psíquicos. Dessa forma ela conseguirá construir um arsenal de estratégias saudáveis e funcionais para enfrentar de forma positiva os desafios da vida", comentou.

Ingrid ainda apoiou a procura mais cedo possível para reconhecer a importância do cuidado à mente, com certeza serão adultos mais conscientes e preparados para lidarem com os desafios pessoais e sociais no que concerne ao bem-estar psicológico, com repertório de habilidades mais robusto e consistente".


Consulta com terapeuta. (Foto: Reprodução/Pexels)


Terapia é qualidade de vida

A psicóloga e coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário Estácio em Juiz de Fora, Adriana Woichinevski, relata que terapia vai possibilitar um reconhecimento melhor, que vai permitir uma conduta técnica, teórica e científica apropriada para a melhoria da qualidade de vida e da saúde mental do paciente.

"O autocuidado, a preocupação com si mesmo, também está presente na psicoterapia. Hoje já se sabe que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, porque estão interligadas", disse.

Anna Gomes, especialista em psicologia e professora explicou que a saúde mental é um desenvolvimento entre estar bem e não estar. De acordo com ela, a forma de lidar e enfrentar os momentos ruins são os momentos que sabemos se estamos bem ou não.

"O cuidado com a vida é continuo. A saúde mental é a flexibilidade, aquilo que nos ajuda a encontrar recursos internos para lidar com as situações cotidianas, seja ela pequenas ações, como levantar da cama, ou por situações mais graves, como perda e luto", explicou.

Cuidar de quem cuida

O psicólogo é um especialista que trabalha com um carregamento de emoções muito forte, próprio das relações de cuidado, mas que neste caso se intensifica, já que a relação é muito profunda.

Conforme a professora, quanto mais o psicólogo tem um conhecimento sobre si próprio, como observar as próprias atitudes e o próprio comportamento, mais ele tem condição de poder ouvir, escutar como as pessoas agem, como se comportam, se adaptam e como elas atravessam os seus próprios processos.

"A psicologia é uma das profissões complexas, pois o profissional lida com o sofrimento humano, que nem sempre é fácil de ser dito, expressado e observado. Portanto, quanto mais intimidade ele tem consigo mesmo no seu processo de autoconhecimento ele se instrumentaliza, junto com as leituras e apoio técnico para poder estar inteiramente à disposição e escuta das outras pessoas", ressaltou.

Dicas de como se cuidar 

As profissionais informam que é importante que o profissional construa uma rotina de autocuidado:

  • Não se isolar;
  • Compartilhar experiências com outros;
  • Realizar trocas afetivas e interações sociais, reforçando a rede de apoio. A supervisão de outro profissional também é indicada neste caso;
  • Gerenciar o tempo dedicado ao trabalho e preservar hábitos saudáveis de vida, para além do trabalho – boa alimentação, rotina de sono, família, amor, amigos, cultura;
  • Compreender os próprios limites e necessidades, e ficar atento às próprias mudanças do estado de saúde físico e psicológico, mentais e emocionais, ocasionadas por estresse;
  • Não se automedicar, buscar cuidado de um especialista.

 

Foto destaque: Consulta psicologia. Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo