Moda

A história do Nike Shox

O Nike Shox é um tênis de corrida desenvolvido com alta tecnologia de impacto que acabou se inserindo nas ruas e no cotidiano da população, tornando-se parte da cultura dos grupos sociais.

31 Ago 2022 - 10h00 | Atualizado em 31 Ago 2022 - 10h00
A história do Nike Shox Lorena Bueri

Incialmente, era para ser apenas um tênis de corrida desenvolvido com alta tecnologia de impacto, mas acabou tornando-se um dos artigos de moda mais marcantes de uma geração. Foi no ano 2000 que o primeiro modelo do Nike Shox chegou ao mercado. Desde então, foram produzidas várias versões e algumas collabs. No Brasil, o modelo parou de ser comercializado em 2021, mas o interesse em torno dele não diminuiu.


Nike Shox TL (Foto: Reprodução/Pinterest)


Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike do Brasil, afirma que foram necessários 16 anos de pesquisa e desenvolvimento para formular o calçado, projetado por Bruce Kilgore. Na época, em 1984, "a equipe de designers e engenheiros da Nike adicionou molas de aço à entressola de um tênis de corrida, com o objetivo de descobrir o ponto ideal para amortecimento e estabilidade. As experiências com diferentes tipos de articulações e colunas mecânicas prosseguiram ao longo dos anos 1980", diz Gustavo.

O primeiro modelo produzido em grande escala foi o Nike Shox R4, no ano 2000. Em seguida, veio o BB4, desenhado por Eric Avar. O "BB" vem de basketball e o número representa os quatro amortecedores. O modelo conquistou o público após a jogada Dunk of death, de Vince Carter, que usava o tênis durante os Jogos Olímpicos de verão de 2000. 

A partir daí surgiram várias outras versões. O Shox Stunner foi projetado por Aaron Cooper e usado pelos esportistas que ganharam o torneio de 2002 da NCAA, a associação americana de atletismo universitário. Teve ainda o Nike Shox Glamour, criado em 2004 para a tenista Serena Williams nos jogos em Flushing. E não menos importante, o Nike Shox TL, o famoso 12 molas.


Nike Shox Ride (Foto: Reprodução/Pinterest)


Indo além das quadras e pistas, o Nike Shox começou a fazer parte do cotidiano das ruas, e, não ao acaso, daquelas marginalizadas. O R4, por exemplo, foi muito associado à cena do crime no Reino Unido. Gustavo explica que a empresa vê isso como algo previsível "Moda, cultura e música caminham juntas, então é natural que os tênis comecem a fazer parte do lifestyle dos artistas e do público que é fã daquele estilo musical ou artista", afirma o diretor. Ele acrescenta que, na Nike, "sabemos que o rap, o funk, e outras manifestações culturais são a voz da nossa sociedade. São esses movimentos que retratam nossa realidade e que geram identificação com a nossa população".

Quem pensa de maneira parecida é Sarah Kamada, que considera o "Nike Shox um tênis que foi na contramão de tudo que as pessoas estavam produzindo na época. Até hoje, não existiu um tênis que tenha sido tão marcante", acredita. Ilustradora, ela juntou sua paixão pelos calçados ao desenho e hoje compartilha com seus seguidores nas mídias sociais uma história ilustrada de vários modelos famosos do calçados.

Foto destaque: Nike Shox. Reprodução/Pinterest. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo