Notícias

A dependência química começa pelo tabagismo na adolescência

A dependência química começa pelo tabagismo na adolescência, 90% dos jovens de 13 a 17 anos compram de forma ilegal o produto em cafeterias, bancas de jornal, bares e supermercados.

04 Mar 2023 - 09h36 | Atualizado em 04 Mar 2023 - 09h36
A dependência química começa pelo tabagismo na adolescência Lorena Bueri

Em 13 de julho de 1990 entrou em vigor a Lei n.º 8.069, que proíbe a venda de bebida alcoólica ou produtos que possam causar dependência química a menores de idade. Mas mesmo sendo proibido aos comerciantes, a venda acontece. Nove em cada dez menores tem fácil acesso a esses produtos, principalmente o cigarro. 90% dos jovens de 13 a 17 anos conseguem fazer compra em padarias, cafeterias, bancas de jornal, bares e supermercados.

O tabagismo na adolescência é considerado a dependência mais comum na fase de transição da adolescência, para a adulta. Acontece, principalmente, sob influência do grupo social e familiar.

Segundo dados da Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETAb), conduzida pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2008, 58,3% dos fumantes e ex-fumantes diários de 20 a 34 anos iniciaram o hábito com idades entre 15 e 19 anos; já 19,6% começaram a fumar diariamente com menos de 15 anos.


Componentes químicos encontrados no cigarro. (Foto:Reprodução/ drjosiascavalcante.com.br)


É o precursor para o aparecimento de doenças cardiovasculares, bronquite e câncer; o uso do tabaco pode levar a problemas de saúde mental, como depressão, transtornos de humor e esquizofrenia — caracterizada por alterações de comportamento e episódios de psicose. 

Na adolescência, o corpo e o sistema nervoso ainda estão em formação e desenvolvimento. Por isso, o uso precoce de cigarro e outras drogas ilícitas as quais o uso de cigarro acaba levando, pode trazer graves prejuízos à saúde ao longo de toda a vida.

Há uma falta de fiscalização que infelizmente leva os jovens a ter esse fácil acesso. A responsabilidade deveria ser compartilhada entre governo e população estimulando à realização de prevenção da iniciação ao consumo de drogas. É fundamental para a adoção de políticas públicas que promovam ações educativas aos adolescentes, familiares e amigos.

Foto destaque: Adolescentes usando cigarro
Reprodução/ Hospital Santa Monica.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo