Nesta terça-feira (5), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou o primeiro caso de raiva humana na história do DF desde 1978 e, devido a isso, a secretaria de saúde antecipou a Campanha de Vacinação Antirrábica.
A confirmação ocorreu por um exame PCR na unidade federativa. A Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial (CGZV) passou a informação para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Cachorro recebendo vacinação. (Foto: Reprodução/Portal da Cidade Sumaré)
O paciente em questão trata-se de um jovem de 18 anos com relato de exposição a um filhote de gato doméstico que desapareceu. O mesmo está internado e seu estado de saúde é considerado grave. De acordo com o governo, o caso segue em acompanhamento. As informações foram passadas ao âncora da CNN Kenzô Machida.
O sequenciamento da infecção foi analisado e mostrou que é compatível com a linhagem Desmodus rotundus (variante antigênica 3) do vírus da raiva.
De acordo com a CNN Brasil, a Secretaria de Saúde do DF informou que está realizando a investigação e adotando as medidas de prevenção e controle, como a busca ativa de agredidos, esquema profilático em agredidos, bloqueio de foco animal e também ações de educação em saúde.
A partir desta quarta-feira (6), deve estar disponível a vacinação para cães e gatos no Distrito Federal.
No mês de abril ocorreram outros casos no país, quando Minas Gerais confirmou três infecções pela doença em crianças. A raiva, em questão, é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que ocorre em mamíferos, como por exemplo os morcegos e também o ser humano.
A raiva acomete mamíferos como morcegos e humanos. (Foto: Reprodução/CNN Brasil)
A transmissão de tal doença ocorre a partir do contato com o patógeno através da saliva do animal infectado, que penetra no corpo pela pele ou de mucosas, após a mordida ou arranhão. A comorbidade é potencialmente fatal, já que envolve o sistema nervoso central, causando morte após curto prazo.
Foto Destaque: Exemplo de mamífero que sofre com a raiva são os morcegos. Reprodução/Prefeitura Municipal de Campinas.