Cinema/TV

"A Pequena Sereia": Halle Bailey já esperava por ataques racistas

Em entrevista, Halle Bailey revelou que já esperava pelos ataques racistas por seu papel no live-action da Disney, "A pequena Sereia". A cantora e atriz diz que gostaria de ter assistido uma sereia negra na infância.

21 Mai 2023 - 15h32 | Atualizado em 21 Mai 2023 - 15h32
'A Pequena Sereia': Halle Bailey já esperava por ataques racistas Lorena Bueri

Em entrevista ao The Guardian, Halle Bailey falou sobre os ataques racistas que sofreu na internet, após a Disney anunciar que ela interpretaria Ariel em “A Pequena Sereia”, ela conta que não se deixou abalar.

Bailey conta que já esperava pelos comentários racistas, então não ficou surpresa e muito menos chocada. Pois na sociedade em que vivemos, ser uma mulher negra traz a consciência dos percalços, dos desafios que serão enfrentados.

Apesar de saber das dificuldades que enfrentaria, Bailey resolveu aceitar o desafio e abraçou o papel por um motivo muito simples: representatividade! Ver uma princesa negra na infância, para Bailey, teria mudado sua perspectiva sobre a vida, sobre si mesma, pois por muito tempo tirou sua autoestima.

"É transformador ver alguém que se parece com você em determinados papéis. Algumas pessoas pensam que não faz diferença, mas essas pessoas geralmente se viram representadas nesses papéis a vida toda. Não significa muito para eles, mas para nós sim", completou.


Trailer Oficial 2 dublado de "A pequena Sereia" (Foto: Reprodução/Walt Disney/YouTube)


Representatividade nos contos da Disney

Desde o primeiro filme de uma princesa na Disney no ano de 1937, muitas questões relacionadas ao mundo feminino foram alteradas, nas representações e nos padrões.

Passados 80 anos, a luta pelos direitos femininos está cada vez mais forte e necessária na sociedade. A mulher não é mais um estereótipo de sexo frágil, os corpos não são os mesmos, o cabelo impecável e liso não é mais o único padrão de beleza e a cor da pele ganhou destaque... já que muitas crianças crescem com estas histórias e não se sentem representadas.

As mudanças no estereótipo começam na Disney a partir de: Tiana, de “A Princesa e o Sapo” (2009), em que a personagem é negra; Merida, de “Valente” (2012), em que a personagem é destemida; Moana, de “Moana - Um Mar de Aventuras” (2017), com personagem negra e aventureira. Moana e Merida, quando inseridas no portfólio de princesas da Disney, quebraram padrões e muitas crianças se sentiram representadas.

 

Foto Destaque: "A Pequena Sereia" estreia em 25 de maio nos cinemas. Reprodução/Disney/CNN.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo