Beleza

A Amazônia em um frasco: Costa Brazil lança Aroma, seu primeiro perfume

Como a marca Costa Brazil, se consagrou ao criar uma fragrância que captura o aroma inebriante que marcou sua viagem ao Amazonas. A inspiração do perfume "Aroma", veio após uma imersão com a tribo Yaminawá.

23 Abr 2022 - 13h52 | Atualizado em 23 Abr 2022 - 13h52
A Amazônia em um frasco: Costa Brazil lança Aroma, seu primeiro perfume Lorena Bueri

Um novo capítulo surge para a Costa Brazil, marca do design brasileiro Francisco Costa. Após uma viagem com amigos para a Amazônia, em que viveu uma imersão na tribo Yaminawá, no Acre, Francisco desenvolveu um perfume que considera um “Aroma”. O designer foi diretor criativo das coleções femininas da Calvin Klein, por 14 anos.

Para Francisco a experiência foi transformadora, a diversidade e a floresta encantou o designer, assim como, a paisagem montanhosa, os espaços verdes, a vegetação baixa e os inúmeros rios.

Em entrevista para a Vogue, ele contou como surgiu a ideia de criar esse “Aroma”.

“Os Yaminawás acendem fogueiras noite e dia. E durante todo o tempo que passei com eles, um aroma de terra, de folhas secas no chão, ligeiramente defumado estava impregnado no ar. Mas foi só no último dia que percebi que esse odor vinha de uma resina que eles queimavam quando acendiam os fogos”.

Ele ainda conta que o ingrediente era o breu, uma resina perfumada da árvore Almacega, que além de exalar um perfume amadeirado, possui propriedades calmantes e hidratantes, que se tornou o coração dos produtos da Costa Brazil. Francisco revela que enquanto fazia o trajeto de volta, carregava um pedaço de breu e naquele momento ele soube que criaria um perfume.


Tribo Yaminawá, em um ritual (Foto: Reprodução/@CostaBrazil/Instagram)


Criação do “Aroma”

Francisco não queria seguir briefings e nem estratégias de marketing. Com apenas um pedaço de breu nas mãos, pediu ajuda de um perfumista independente americano, David Moltz, para capturar o aroma da floresta. Costa explica que criar o perfume foi a coisa mais divertida que já fez, pois, ele precisava expressar o que estava em sua cabeça e transcrevê-la.

Segundo ele, a maioria dos ingredientes são brasileiros, cultivados e colhidos de maneira sustentável, e são eles: breu, flores brancas, óleo de laranja do Brasil, pimenta rosa, gerânio Bourbon, óleo essencial de noz-moscada, mirra, madeira de cedro, vetiver, e alguns ingredientes criados em laboratórios, como o almíscares, clearwood (molécula captiva da firmenich, que lembra patchouli), e uma versão sintética de patchouli.

Produto final

O resultado é um perfume amadeirado terroso, que ao longo do dia se transforma na pele. “Tiramos todos os ingredientes que poderiam ter um impacto negativo na natureza e acabamos optando por versões sintéticas de alguns deles, complementa ele.


Costa Brazil, apresenta perfume "Aroma" (Reprodução/@CostaBrasil/Instagram)


A embalagem é inspirada no trabalho de Piero Manzoni, e é um bloco de madeira, que terá o valor de um item de colecionador. A marca lançará em breve dez novos perfumes e cada um deles terão o frasco totalmente diferente.

 

 Foto destaque: Perfume "Aroma". Reprodução/@CostaBrazil/Instagram

VEJA TAMBÉM

Pai de Britney Spears tem perna amputada após contrair infecção grave Lorena Bueri

Pai de Britney Spears tem perna amputada após contrair infecção grave

Jamie Spears permaneceu internado por duas semanas e precisou passar por cinco cirurgias em virtude de problemas de saúde, segundo o site americano TMZ
 Line-up do C6 Festival foi anunciado nesta terça, dia 5 Lorena Bueri

Line-up do C6 Festival foi anunciado nesta terça, dia 5

O C6 Festival vai acontecer ano que vem em São Paulo, e terá nomes de peso como Pavement, Cat Power e Noah Cyrus; a pré venda tem início nesta quarta, dia 6
Pensando em reformulação, Corinthians demonstra interesse em Robert Renan Lorena Bueri

Pensando em reformulação, Corinthians demonstra interesse em Robert Renan

Atualmente no Zenit, o zagueiro só atuou em 17 partidas durante todo o ano; o zagueiro de apenas 20 anos é cria das categorias de base do Timão, e havia sido campeão Sul-Americano Sub-20 no ano passado
Saiba a data marcada pela Netflix para o lançamento de 'Através da Minha Janela: Olhos nos Olhos' Lorena Bueri

Saiba a data marcada pela Netflix para o lançamento de "Através da Minha Janela: Olhos nos Olhos"

O terceiro filme da saga "Através da Minha Janela" teve anunciada sua data de estreia pelo canal de streaming Netflix. O filme vai narrar o desfecho da relação de Raquel e Ares, personagens centrais da trama
Mais uma vez, Ivete Sangalo tem sua presença confirmada no Rock in Rio Lorena Bueri

Mais uma vez, Ivete Sangalo tem sua presença confirmada no Rock in Rio

A cantora estará participando pela 18ª vez do festival, que estará completando 40 anos em 2024 e irá acontecer entre os dias 13 a 15 e 19 a 22 de setembro do próximo ano
Vasco negocia participação de Bruno Praxedes nesta reta final do Brasileirão Lorena Bueri

Vasco negocia participação de Bruno Praxedes nesta reta final do Brasileirão

Cruz Maltino aposta em reforço de última hora com Bruno Praxedes diante do Bragantino, envolvendo uma possível multa de R$ 1 milhão em jogo decisivo para o clube
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo