Beleza

A Amazônia em um frasco: Costa Brazil lança Aroma, seu primeiro perfume

Como a marca Costa Brazil, se consagrou ao criar uma fragrância que captura o aroma inebriante que marcou sua viagem ao Amazonas. A inspiração do perfume "Aroma", veio após uma imersão com a tribo Yaminawá.

23 Abr 2022 - 13h52 | Atualizado em 23 Abr 2022 - 13h52
A Amazônia em um frasco: Costa Brazil lança Aroma, seu primeiro perfume Lorena Bueri

Um novo capítulo surge para a Costa Brazil, marca do design brasileiro Francisco Costa. Após uma viagem com amigos para a Amazônia, em que viveu uma imersão na tribo Yaminawá, no Acre, Francisco desenvolveu um perfume que considera um “Aroma”. O designer foi diretor criativo das coleções femininas da Calvin Klein, por 14 anos.

Para Francisco a experiência foi transformadora, a diversidade e a floresta encantou o designer, assim como, a paisagem montanhosa, os espaços verdes, a vegetação baixa e os inúmeros rios.

Em entrevista para a Vogue, ele contou como surgiu a ideia de criar esse “Aroma”.

“Os Yaminawás acendem fogueiras noite e dia. E durante todo o tempo que passei com eles, um aroma de terra, de folhas secas no chão, ligeiramente defumado estava impregnado no ar. Mas foi só no último dia que percebi que esse odor vinha de uma resina que eles queimavam quando acendiam os fogos”.

Ele ainda conta que o ingrediente era o breu, uma resina perfumada da árvore Almacega, que além de exalar um perfume amadeirado, possui propriedades calmantes e hidratantes, que se tornou o coração dos produtos da Costa Brazil. Francisco revela que enquanto fazia o trajeto de volta, carregava um pedaço de breu e naquele momento ele soube que criaria um perfume.


Tribo Yaminawá, em um ritual (Foto: Reprodução/@CostaBrazil/Instagram)


Criação do “Aroma”

Francisco não queria seguir briefings e nem estratégias de marketing. Com apenas um pedaço de breu nas mãos, pediu ajuda de um perfumista independente americano, David Moltz, para capturar o aroma da floresta. Costa explica que criar o perfume foi a coisa mais divertida que já fez, pois, ele precisava expressar o que estava em sua cabeça e transcrevê-la.

Segundo ele, a maioria dos ingredientes são brasileiros, cultivados e colhidos de maneira sustentável, e são eles: breu, flores brancas, óleo de laranja do Brasil, pimenta rosa, gerânio Bourbon, óleo essencial de noz-moscada, mirra, madeira de cedro, vetiver, e alguns ingredientes criados em laboratórios, como o almíscares, clearwood (molécula captiva da firmenich, que lembra patchouli), e uma versão sintética de patchouli.

Produto final

O resultado é um perfume amadeirado terroso, que ao longo do dia se transforma na pele. “Tiramos todos os ingredientes que poderiam ter um impacto negativo na natureza e acabamos optando por versões sintéticas de alguns deles, complementa ele.


Costa Brazil, apresenta perfume "Aroma" (Reprodução/@CostaBrasil/Instagram)


A embalagem é inspirada no trabalho de Piero Manzoni, e é um bloco de madeira, que terá o valor de um item de colecionador. A marca lançará em breve dez novos perfumes e cada um deles terão o frasco totalmente diferente.

 

 Foto destaque: Perfume "Aroma". Reprodução/@CostaBrazil/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo