Mundo Animal

A ARAPONGA E O CORO DA MADRUGADA

18 Ago 2022 - 23h00 | Atualizado em 18 Ago 2022 - 23h00
A ARAPONGA E O CORO DA MADRUGADA Lorena Bueri

Pássaros são animais extraordinários, seja pelas cores ou pelos sons que emitem, esses bichos são dignos de admiração. Porém, alguns desses seres tem características bem peculiares, e a Araponga, que também é conhecida por guiraponga, ferreiro ou ferrador, encontrada em regiões de floresta úmida tropical, ou subtropical, possui um canto diferente, que se assemelha ao som de uma campainha, ou de uma batida de metal.

Esse pássaro costuma cantar estridentemente, e a intensidade e duração do seu canto varia bastante de acordo com a região de origem do animal, mas em geral costuma ocorrer antes do nascer do sol. Essa variação do horário se dá por conta da incidência dos raios solares, quanto mais cedo ficar claro, mais cedo eles fazem barulho.

Quer acordar com os pássaros? Pois é, esse bichinho pode te acordar bem rápido, e seu nome, derivado do tupi, de acordo com o dicionário significa ave sonante. Sua voz pode alcançar longas distâncias, sendo uma das mais fortes dentre as aves.

Escolhido como símbolo do Paraguai, a ave está ameaçada de extinção, mas ainda assim é adquirido como animal de cativeiro.

Medindo por volta de 27 centímetros, pode cantar a maior parte do dia, e seu canto inicia pela madrugada, antes do nascer do sol. Esse fato está sendo estudado por pesquisadores que explicam que a sensibilidade dos olhos destes animais faz com que comecem a barulhar muito cedo, à medida que os raios de sol vão surgindo. Outro fato que pode contribuir para o horário de início desse coro, é as condições para a propagação do som são melhores pela manhã.

Ainda não se sabe ao certo os motivos para que esse evento musical se inicie tão cedo, o que se sabe é que essa ave, embora ameaçada de extinção, é capaz de cantar alto durante muito tempo, criando o Coro da Madrugada.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo