Notícias

83% dos ucranianos querem adesão a Otan, segundo pesquisa

Recorde de 83% de ucranianos são a favor que seu país se junte a Otan, segundo pesquisa realizada pelo Rating Group. Esse número se deve a invasão russa ao território ucraniano, que fez essa estatística aumentar.

04 Out 2022 - 14h45 | Atualizado em 04 Out 2022 - 14h45
83% dos ucranianos querem adesão a Otan, segundo pesquisa Lorena Bueri

Uma pesquisa de opinião realizada pelo Rating Group nesta segunda-feira (3) em Kiev, na Ucrânia, registrou um recorde no qual 83% dos ucranianos querem que seu país se una à Otan. Após a candidatura da Ucrânia ao bloco militar, muitas pessoas viram isso como a possibilidade de encerrar a guerra contra a Rússia, ocasionando o índice recorde de pessoas querendo a adesão.

A pesquisa foi realizada após o anúncio do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na sexta-feira (30/9), no qual o país apresentou um pedido acelerado exigindo a adesão à Otan. Dois mil ucranianos foram entrevistados entre sábado e domingo (1/10 e 2/10), e segundo o Rating Group, a porcentagem de pessoas que são a favor da adesão foi a mais alta já registrada por um levantamento no país. Além disso, a nova pesquisa revelou que, desde junho, o apoio à adesão à Otan aumentou em sete pontos percentuais.

Além dos 83% de ucranianos que são a favor da união com a Otan, 4% disseram que são contra a adesão, 9% disseram que não votariam, e outros 4% não souberam responder. Em novembro de 2021, a mesma pesquisa foi realizada em território ucraniano, e na época somente 55% dos cidadãos da Ucrânia eram a favor da adesão ao bloco militar, isso retrata como a invasão da Rússia na Ucrânia foi fundamental para a drástica mudança de opinião pública entre os cidadãos do país.


Bandeira ucraniana hasteada em meio aos destroços causados pelos russos (Foto: Reprodução/Metin Atkas/Anadolu Agency via Getty Images)


Há anos a Rússia é contra a expansão da aliança entre Ucrânia e Otan, pois esta, segundo as autoridades russas, seria uma ameaça a sua segurança. Com a invasão russa à Ucrânia, o país invasor intensificou sua oposição em relação à adesão da Ucrânia à Otan, dizendo que haverá conflito com o bloco e com os países que se posicionarem em defesa da Ucrânia.

 

Foto destaque: Bandeiras da Otan e da Ucrânia (Reprodução/Sputnik/Mikhail Markiv)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo