Turismo

8 motivos para se apaixonar por Palermo na Itália

Com mais de 2.700 anos, a capital da Sicília é o destino perfeito para quem ama história, arquitetura e gastronomia. Palermo possui praias, catedrais, muitos restaurantes e ruas charmosas.

13 Abr 2022 - 20h00 | Atualizado em 13 Abr 2022 - 20h00
8 motivos para se apaixonar por Palermo na Itália  Lorena Bueri

Dona de uma cultura milenar, Palermo, na Sicília, possui uma história de 2.700 anos. Os visitantes se surpreendem com a culinária local, arquitetura e tradições que preservam as raízes familiares. Ela também é um ponto de partida para outras regiões da Sicília, como Taormina, Ragusa ou Cefalú.

O que fazer em Palermo?

Com um pouco mais de um milhão de habitantes, Palermo, além de ser a capital, é a maior cidade da Sicília. Por isso, é possível encontrar passeios para todos os gostos. A cidade possui praias, catedrais, muitos restaurantes, hotéis históricos e muito mais.


Igreja de São Cataldo, mistura de estilo normando e árabe (Foto: Reprodução/Instagram)


História

Localizada onde o Oriente encontra o Ocidente, a Sicília já foi ‘palco’ para diversos conflitos, ela também foi invadida por diversos povos, alguns deles foram, os fenícios, normandos e árabes, isso aconteceu por mais de dois milênios e meio. A mistura desses povos influenciou a cultura, prédios, e a comida.

Hospedar-se no Grand Hotel et des Palmes


Grand Hotel et Des Palmes (Foto: Reprodução/Forbes)


O hotel está situado em uma curta distância a pé do Teatro Massimo, do porto e das ruas sinuosas da cidade velha. Até 1856, ele era uma residência, mas foi convertido em hotel em 1874. Após dois anos de intensas reformas o hotel reabriu com cinco estrelas em junho de 2021. A arquitetura original foi preservada. Ele possui 101 quartos e suítes, restaurante de sushi, e jardim na cobertura. Mas o bar e sala de café da manhã é uma obra-prima de Art Nouveau.

Palazzo Dei Normani


Palazzo dei Normanni (Foto: Reprodução/Forbes)


Construído no século XII, essa é a residência real mais antiga da Europa, destinado à residência real dos Normandos, no período em que dominaram a Sicília. Antes ele funcionava como sede dos reis da Sicília e dos governantes seguintes, mas hoje é a Assembleia Regional da Sicília. Apenas algumas partes estão abertas para visitação, porém dependendo do dia alguns deles podem não estar abertos.

Experimentar arancini


Arancini do Sfrigola (Foto: Reprodução/Forbes)


Após aproveitar um passeio no Palazzo Dei Normani, faça uma parada em sfrigola, para desfrutar de um arancini (bolinho de arroz, empanados e fritos, e pode ter várias combinações de molhos e recheios), esse é um dos pratos tradicionais da culinária siciliana.

Se perder na cidade velha


Centro histórico de Palermo (Foto: Reprodução/Instagram)


Palermo é uma cidade cheia de ruelas estreitas e praças secretas, os bairros mais charmosos são bairro de Il capo, ao redor do Teatro Massimo, e o movimentado bairro Kalsa, que tem uma variedade de bares e lojas, e próximo a impressionante igreja de Santa Maria dell’Ammiraglio com mosaicos bizantinos do século XII.

Menu degustação no Gagini


Restaurante Gagini (Foto: Reprodução/Forbes)


Restaurante do chefe ítalo-brasileiro Mauricio Zillo, foi premiado em novembro de 2021, com uma estrela Michelin. Essa é a parada mais badalada da cidade, o local é divido em duas partes, uma delas é galeria de artes — que exibe quadros de artistas locais— e a outra é um templo gastronômico. O grande destaque do menu é o cordeiro da montanha com aspargos.

Praia


Praia em Montello, Palermo (Foto: Reprodução/Instagram)


Palermo não é uma cidade litorânea, mas a praia está localizada a 20 minutos do centro, de ônibus ou táxi, em Montello. A praia tem areia branca e macia, e águas cristalinas. E alugar uma espreguiçadeira normalmente custa entre € 10 e € 15 euros por pessoa.

Gelato ou granita


Típico café da manha siciliano: brioche e granita (Foto: Reprodução/Forbes)


Granita é mais uma especialidade siciliana, feita com água, açúcar e ingredientes que pode ser limão ou amêndoas, ou pistache, ele possui uma textura de gelo picado, mas, ao mesmo tempo, é cremoso e granulado. Já o gelato é uma iguaria em toda a Itália.

 

Foto destaque: Quattro Canti, as quatro esquina mais famosas da cidade. Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo