Saúde

7 em cada 10 adultos relataram episódios de bruxismo durante a pandemia

Objetos que causavam estresse no momento da pandemia levaram à angústia ou tensão, provocando hábitos bucais disfuncionais, além do ranger ou apertar os dentes.

04 Nov 2022 - 09h30 | Atualizado em 04 Nov 2022 - 09h30
7 em cada 10 adultos relataram episódios de bruxismo durante a pandemia Lorena Bueri

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), de Minas Gerais, e pelo Instituto Neurológico de Curitiba (INC), divulgado no Brazilian Journal of Pain, aponta que casos de bruxismo relacionados com fatores psicológicos foram predominantes nos primeiros meses da pandemia de Covid-19.

O estudo, conduzido pelo professor e especialista Marcelo Lourenço da Silva, examinou as respostas de 1.476 pessoas que foram coletadas por meio de um questionário digital aplicado entre maio e agosto de 2020, o auge da pandemia, época em que as vacinas ainda não estavam sendo transmitidas.

Segundo o artigo, o começo ou piora dos sintomas, como o apertar e ranger os dentes, foi visto em 76% dos entrevistados, que sentiram níveis elevados de estresse e nervosismo nos primeiros meses de pandemia. Os entrevistados relataram terem sentido dor de cabeça, sons de clique na articulação da boca, dor no ouvido e fadiga mandibular.

“Logo no começo da pandemia foi percebido um elevado número casos de fraturas dentárias, dor orofacial e dores de cabeça em consultórios de odontologia e fisioterapia. Assim, juntamos o que estávamos observando na prática clínica, com pesquisas que avaliaram a qualidade de vida dos voluntários”, explicou Silva, que destacou que havia uma possibilidade de que a ansiedade causada pelo afastamento social e pelo desconhecimento da doença causaria um número maior de bruxismo.

“Sentimentos como medo e ansiedade estão normalmente relacionados e considera-se que os objetos estressores no momento da pandemia levaram à angústia ou tensão, provocando hábitos bucais disfuncionais, além do ranger ou apertar os dentes. Esse número que encontramos (76%) foi maior do que era esperado, mas pode-se considerar que foi um modelo do que estava ocorrendo nos consultórios naquele momento”, afirmou o professor.

Segundo a cirurgiã-dentista Lívia Bergamin, da equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, as causas específicas do bruxismo ainda não foram completamente encontradas porque envolvem situações com vários fatores, como fisiopatológicos, psicossociais, hereditários e genéticos. Por outro lado, já se sabe que uma das fundamentais razões relacionadas com o problema, seja ele durante o sono ou de vigília (quando o paciente está acordado), são os fatores emocionais e psicológicos como estresse, nervosismo e ansiedade.


Consulta no dentista. (Foto: Reprodução/Pexels)


Tratamento

Lívia evidenciou ainda que os dentistas precisam estar cada vez mais ligados aos sinais e sintomas do bruxismo para que possam dar o tratamento adequado, já que além dos efeitos na saúde da boca, os pacientes com bruxismo podem ter dores de cabeça com certa frequência, dores na região do ouvido, zumbido no ouvido, tontura, dores no pescoço, nuca, ombros e na coluna vertebral.

Existem várias opções de tratamento para o bruxismo em adultos, sendo a fundamental confecção de placas que têm o objetivo de evitar que existam complicações dentárias e que protejam os tecidos orais. “Existe também a alternativa de relacionar o uso de medicamentos relaxantes musculares e benzodiazepínicos que tem como objetivo auxiliar no processo de desprogramação e relaxamento muscular”, relatou a dentista.

Dependendo do caso, a aplicação da toxina botulínica também pode ser um tratamento recomendado para diminuir a atividade da musculatura envolvida no período de bruxismo. Outros tratamentos não invasivos também são opções complementares, como massagens locais, uso de bolsas térmicas quentes, acupuntura e irradiação com laser de baixa potência.

 

 

Foto destaque: Consulta no dentista. Reprodução/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo