Tech

5G estreia nessa quarta-feira: confira as mudanças para o comércio de telecomunicações

Descubra por que a rede 5G será capaz de atingir altas velocidades e contribuir com novas ofertas no mercado de telecomunicações. Estreia oficial desta inovação tecnológica ocorrerá em Brasília.

3 min de leitura
05 Jul 2022 - 13h45 | Atualizado em 05 Jul 2022 - 13h45

Na próxima quarta-feira (06), o setor brasileiro de telecomunicações será marcado por uma nova fase, pois a data reserva a estreia oficial da rede 5G "pura", conhecida também como standalone.

O lançamento da rede que garante velocidade até cem vezes maior que a proporcionada pelo atual 4G, acontecerá na cidade de Brasília e promete alavancar o comércio de smarthphones e serviços de alterações para os planos de dados.

Enquanto o 4G alcança uma velocidade média de 13Mbps, a rede 5G "pura" será capaz de atingir velocidades superiores a 1 gigabit por segundo (Gbps), equivalente a mil megabits (Mbps), possibilitando altíssima velocidade e baixa latência. Ou seja, a demora entre o envio e recebimento de informações será mínima ou quase inexistente, compondo o cenário de inovações tecnológicas.


5G alcançará velocidades e conexões nunca vistas

5G alcançará velocidades e conexões nunca vistas.  (Foto: Reprodução/Freepik)


Essa versão considerada como pura, utiliza uma infraestrutura nova e totalmente dedicada ao 5G, enquanto a versão "impura", não tão veloz, utiliza parte da estrutura 4G e tem aparecido atualmente em alguns visores de celulares pelo país.

De acordo com o edital apresentado no leilão do ano passado, as empresas que adquiriram as novas frequências devem oferecer o 5G standalone (SA) ou o 5G "puro" nas capitais até fim do mês de setembro.

Dessa forma, novos planos serão criados pelas operadoras enquanto a difusão do serviço ocorre de forma gradativa e promete expandir-se pelo país por tempo indeterminado.

Lembrando que é essencal possuir aparelhos compatíveis com a nova frequência para conseguir navegar. Atualmente o mercado oferece pouco mais de 50 modelos que permitem aproveitar da melhor forma a nova tecnlogia.

Considerando todas as possíveis ofertas do mercado em relação ao 5G, a Anatel comprometeu-se a comunicar de maneira completamente transparente quaisquer informações sobre o tema que será incluído na revisão do Regulamento Geral de Direitos dos Consumidores de Telecomunicações (RGC).

É essencial que os novos planos ofertados considerem as expectativas dos benefícios apresentados, como melhoria da rede e aumento da velocidade.

 

Foto Destaque: 5G estreia oficialmente nessa quarta-feira e promete alterações inovadoras. Reprodução/Freepik.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo