Na próxima quarta-feira (06), o setor brasileiro de telecomunicações será marcado por uma nova fase, pois a data reserva a estreia oficial da rede 5G "pura", conhecida também como standalone.
O lançamento da rede que garante velocidade até cem vezes maior que a proporcionada pelo atual 4G, acontecerá na cidade de Brasília e promete alavancar o comércio de smarthphones e serviços de alterações para os planos de dados.
Enquanto o 4G alcança uma velocidade média de 13Mbps, a rede 5G "pura" será capaz de atingir velocidades superiores a 1 gigabit por segundo (Gbps), equivalente a mil megabits (Mbps), possibilitando altíssima velocidade e baixa latência. Ou seja, a demora entre o envio e recebimento de informações será mínima ou quase inexistente, compondo o cenário de inovações tecnológicas.
5G alcançará velocidades e conexões nunca vistas. (Foto: Reprodução/Freepik)
Essa versão considerada como pura, utiliza uma infraestrutura nova e totalmente dedicada ao 5G, enquanto a versão "impura", não tão veloz, utiliza parte da estrutura 4G e tem aparecido atualmente em alguns visores de celulares pelo país.
De acordo com o edital apresentado no leilão do ano passado, as empresas que adquiriram as novas frequências devem oferecer o 5G standalone (SA) ou o 5G "puro" nas capitais até fim do mês de setembro.
Dessa forma, novos planos serão criados pelas operadoras enquanto a difusão do serviço ocorre de forma gradativa e promete expandir-se pelo país por tempo indeterminado.
Lembrando que é essencal possuir aparelhos compatíveis com a nova frequência para conseguir navegar. Atualmente o mercado oferece pouco mais de 50 modelos que permitem aproveitar da melhor forma a nova tecnlogia.
Considerando todas as possíveis ofertas do mercado em relação ao 5G, a Anatel comprometeu-se a comunicar de maneira completamente transparente quaisquer informações sobre o tema que será incluído na revisão do Regulamento Geral de Direitos dos Consumidores de Telecomunicações (RGC).
É essencial que os novos planos ofertados considerem as expectativas dos benefícios apresentados, como melhoria da rede e aumento da velocidade.
Foto Destaque: 5G estreia oficialmente nessa quarta-feira e promete alterações inovadoras. Reprodução/Freepik.