Bem Estar

5 mitos sobre o sono que estão prejudicando sua saúde

Pesquisadores explicam os malefícios que alguns hábitos noturnos podem trazer à nossa saúde e até encurtar as nossas vidas.

21 Mai 2022 - 15h00 | Atualizado em 21 Mai 2022 - 15h00
5 mitos sobre o sono que estão prejudicando sua saúde Lorena Bueri

Não é de hoje que muitos mitos sobre o sono circulam pela internet e redes sociais, desde a quantidade de horas ideais para dormir até adaptar o cérebro e corpo a períodos curtos de sono. Foi pensando nessas suposições que uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York resolveu elaborar um estudo sobre os mitos e dicas mais bizarros sobre uma boa noite de sono.

Publicado na revista Sleep Health, os especialistas combinaram as recomendações com evidências científicas, na esperança de que os dados divulgados acabem de uma vez por todas com os mitos do sono e ajudem a melhorar a saúde e o bem estar físico e mental das pessoas.

E você, já foi vítima de algum desses mitos?

Adultos não precisam de mais que 5 horas de sono por dia

É comum ouvirmos figuras importantes, celebridades ou mesmo amigos e familiares falarem que não precisam mais do que 5 horas de sono para se sentirem restaurados física e mentalmente. Segundo o pesquisador sênior do estudo Girardin Jean-Louis, e professor no Departamento de Saúde da População da NYU Langone Health, “essa é a suposição mais problemática que encontramos”, isso porque, dependendo da nossa idade, devemos dormir entre 7 e 10 horas de sono por noite.

De acordo com as estatísticas do Dia Mundial do Sono, 45% da população global está com sua saúde ameaçada por conta da privação de sono; o estudo ainda mostra que dormir 5 ou menos horas de sono por noite pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e uma menor expectativa de vida. Uma má noite de sono também está associada à pressão alta, enfraquecimento do sistema imunológico, aumento de peso, perda de libido, mudanças de humor, depressão, diabetes, paranoia, derrames, demência e alguns tipos de câncer.


Assistir televisão antes dificultar a chegada do sono. (Foto: Reprodução/CIBERIA)


Assistir à TV na cama pode te ajudar a dormir

Quem nunca resolveu assistir um filme, um episódio da série favorita, ou deixar a tv ligada em algum programa aleatório apenas para pegar no sono mais rápido? Pois saiba que o tiro pode sair pela culatra.

Rebecca Robbins, pesquisadora principal do estudo argumenta que “geralmente, quando estamos assistindo à televisão, ao noticiário noturno, isso é algo que vai causar insônia ou estresse antes de dormir, quando estamos tentando desligar e relaxar."

Segundo os cientistas, aparelhos como televisão, tablets e smartphones, emitem uma luz azul brilhante, a mesma emitida pelos raios solares naturais, que informam ao nosso cérebro para se tornar vivo e ficar alerta pela manhã. O recomendado é não utilizar nenhum dispositivo eletrônico dentro de duas horas antes de adormecer, assim você terá um sono profundo e não acordará grogue.

Caso você ou familiares não possam fazer esse corte de duas horas, os especialistas aconselham diminuir o brilho da tela ou fazer uso de aplicativos que possam aquecer a tela com as cores do por do sol. As cores vermelha e amarelo possuem comprimentos de ondas maiores e não afetam a melatonina – o hormônio do sono – como a luz azul.

Para dormir primeiro você tem que fingir estar dormindo

Ouvi essa frase recentemente e tenho que confessar que ela me fez um pouco de sentido, mas segundo os pesquisadores ficar na cama, tentando adormecer, por mais de 15 minutos não é saudável e nem inteligente. “Se ficarmos na cama, começaremos a associar a cama à insônia”, disse Robbins. A especialista chega a equiparar a estratégia a ir à academia ficar de pé em uma esteira e não fazer nada.

A dica que ela dá, para aqueles que sentem dificuldades na hora de pegar no sono, é sair da cama e fazer alguma coisa sem muito sentido, como manter as luzes baixas e dobrar as meias.

Seu cérebro e corpo podem se adaptar a menos horas de sono por noite

Muitas pessoas acreditam que o cérebro e corpo podem aprender a funcionar com menos horas de descanso por noite, mas segundo os especialistas não passa de outro mito. Isso porque para se restaurar completamente, nosso corpo necessita passar por quatro estágios diferentes do sono.

No estágio um, o corpo começa a dormir levemente. No dois, é quando ele se desconecta do ambiente ao seu redor; é nesse estágio que você passará mais da metade do tempo total de sono. Nos estágios três e quatro é onde ocorre o processamento das memórias e contêm o sono mais profundo e restaurador. É nesses estágios que sonhamos, repassamos os aprendizados do dia e temos o nosso humor regulado.


Modo soneca pode atrapalhar desempenho durante o dia. (Foto: Reprodução/Shutterstock)


Dormir mais 5 minutinhos é ótimo!

Apertar o botão soneca e ter mais alguns minutinhos de sono podem fazer toda a diferença. Pelo menos é o que algumas pessoas acham.

Especialistas aconselham que ao invés de apertar o botão soneca do despertador, você se levante e abra as cortinas, expondo seu cérebro à luz. Isso porque ao voltar a dormir o sono será muito leve e de baixa qualidade, e a cada vez que o alarme tocar você estará mais grogue e com maiores dificuldades para despertar.

Com dificuldades para mudar o hábito? Outra dica dos pesquisadores é colocar o despertador ou celular do outro lado do cômodo, assim você terá que se levantar para desliga-lo e ajudará seu cérebro e corpo a reiniciarem mais rapidamente.

O sono é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para melhorar nossa saúde, humor, bem-estar e nossa longevidade. Por isso não esqueça de seguir as dicas para ter uma noite ótima de sono. 

Foto Destaque: Uma boa noite de sono pode nos ajudar a viver melhor e por mais tempo. Reprodução/Genom

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo