Bem Estar

5 hábitos para melhorar a qualidade de vida dos idosos

Veja 5 hábitos para melhorar a qualidade de vida dos idosos em 2023

12 Jan 2023 - 16h50 | Atualizado em 12 Jan 2023 - 16h50
5 hábitos para melhorar a qualidade de vida dos idosos  Lorena Bueri

2023 já começou e muitas pessoas já programaram como vai ser o ano, seus planos, metas e objetivos. Entre eles, a maioria tende a buscar por uma vida melhor e mais saudável, seja com alimentação adequada ou por meio de exercícios físicos para espantar o sedentarismo.

Quando se é jovem, ter essa perspectiva de mudança é mais fácil, afinal, se espera ter muitos anos pela frente para aproveitar e usufruir o que o mundo tem a oferecer. Contudo, quando falamos de idosos, estabelecer alterações em suas rotinas é mais difícil, pois muitos não querem sair da área de conforto por achar não haver necessidade, uma vez que já estão com uma idade mais avançada.

Mas essa afirmação está errada, e muito pelo contrário, buscar melhorar a saúde e sua rotina na terceira idade tem um poder físico e mental de aumentar a vontade de viver e se sentir emocionalmente mais feliz e estável.

Pensando nisso, a Gerente Enfermeira Marcelle Mariano, do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, listou cinco hábitos para melhorar a qualidade de vida desse público em 2023: 

1. Alimentação

Tendo em vista que esse é um dos pilares para manter uma boa saúde em qualquer idade, buscar por alimentos mais adequados, com nutrientes e que trazem uma saciedade maior, é o primeiro passo para quem quer começar o ano mudando a rotina e melhorando a qualidade de vida.

2. Exercícios físicos

Também sendo um dos hábitos mais indicados para qualquer idade, começar uma atividade física do seu gosto, podendo ser uma caminhada, pilates, natação, dança, entre outros, irá auxiliar não somente a fortificar o corpo, como também trará benefícios para a saúde mental, gerando mais alegria e vontade de viver.

3. Fazer check up médico

Sabemos que na terceira a incidência de doenças é mais comum e frequente, mesmo para aqueles que sempre foram saudáveis, por isso, independente se você está se sentindo bem ou não, realizar check ups poderá auxiliar na manutenção da saúde e até mesmo ajudar a tratar doenças diagnosticadas precocemente ou evitar que elas apareceram.

4. Realizar atividades em grupo

O índice de depressão e ansiedade em pessoas com mais de 60 anos está aumentando, isso porque esse grupo tende a ser afastado ou até mesmo se auto afastar, por não conseguir participar das atividades da atualidade ou por não ter mais tantas condições físicas.

Diante disso, é necessário pensar em duas possibilidades: a primeira é realizar atividades em grupo com pessoas da sua idade, onde será possível fazer brincadeiras, jogar jogos e até conversar sobre assuntos relacionados a sua época. E a segunda é começar a ser mais ativo com filhos e netos e ter uma relação que será preciso abrir mão dos dois lados, com a possibilidade dos mais velhos aprenderem coisas sobre a geração de hoje e os mais novos estarem dispostos a aprender atividades que eram feitas antigamente. Assim, o exercício da mente permitirá que ela se mantenha estável e saudável.

5. Por um fim nos vícios

Álcool e cigarro são os vícios mais comuns entre os idosos, inclusive, de acordo com o Datafolha, quase um em cada 10 homens idosos brasileiros (9%) bebe todos os dias, cinco vezes a média do país (2%) e o dobro do percentual de beberrões (4%), e sobre o cigarro, a pesquisa aponta que a taxa de fumantes nessa idade é de 14%.

Por isso, estimular tratamento e formas de colocar um fim nos vícios, aliados aos itens citados acima, poderá fazer com que a qualidade de vida melhore drasticamente e evite doenças ou seus agravamentos. Comece 2023 com novos hábitos.

“Sabemos que o ideal é começar desde jovem, contudo, ter a decisão de ter uma vida mais saudável é aceito e indicado em qualquer idade. Por isso, nunca é tarde para começar e mudar seus hábitos”, finaliza a profissional.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo