Cinema/TV

5 filmes sobre esporte que têm muito para te ensinar

Apaixonado por cinema e atividade física? Confira 5 filmes sobre esporte que têm muito para te ensinar, seja você atleta profissional ou não.

31 Mar 2022 - 11h50 | Atualizado em 31 Mar 2022 - 11h50
5 filmes sobre esporte que têm muito para te ensinar Lorena Bueri

Quando falamos em práticas esportivas e suas principais apostas, a gente logo pensa no futebol, né? No entanto, optamos por sair dessa zona de conforto e listamos filmes e documentários para assistir no conforto de casa.

Os temas são os mais variados, desde boxe e basquete e rúgbi, até escândalos antidoping e histórias de superação sobre atletas paralímpicos. Saiba um pouco mais sobre cada um desses filmes e escolha seus favoritos para maratonar no final de semana.

O que podemos aprender com filmes sobre esporte?

1. Paratodos (2016)

O documentário mostra a trajetória e os desafios de alguns atletas paralímpicos, que fazem parte das delegações brasileiras que participaram dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Fernando Fernandes, Terezinha Guilhermina, Yohansson Nascimento, Alan Fonteles e outros atletas de esportes adaptados são personagens da vida real e dividem suas superações, alegrias, tristezas e obstáculos, além de defender a inclusão dos deficientes físicos na sociedade brasileira em geral.


Filme Paratodos (Foto: Reprodução/Youtube)


2. Invictus (2009)

O longa conta como Nelson Mandela (Morgan Freeman), recém-eleito presidente da África do Sul, usou o rúgbi para unir a população durante a primeira Copa do Mundo realizada no país.

Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, é chamado pelo líder nacional para incentivar a seleção e torná-los campeões. A mensagem principal do filme é sobre como o esporte é pode levar à união de uma nação segregada pelo racismo e e economicamente dividida, em decorrência do apartheid.


Filme Invictos (Foto: Reprodução/Divulgação)


3. Coach carter: Treino para a Vida (2005)

Baseado em uma história real, esse filme de esporte retrata o dono de uma loja de artigos esportivos Ken Carter (Samuel L. Jackson) que é convidado para treinar o time de basquete da escola que estudou durante sua infância em uma área pobre da cidade.

Ele aceita a missão e impõe que os atletas tenham comportamento respeitoso, vestimenta adequada e boas notas, independentemente das matérias ensinadas em sala de aula. Dedicado, o treinador ensina o time a se comportar como uma equipe e aumenta o prestígio dos atletas perante à comunidade,  tornando-os imbatíveis.


Filme Coach carter: Treino para a Vida (Foto: Reprodução/Youtube)


4. Ícaro (2018)

Vencedor do Oscar em 2018, este filme-documentário, conta um dos maiores escândalos antidoping do mundo. Bryan Fogel, cineasta e ciclista amador, levantou acontecimentos do passado e desmascarou a verdade sobre o doping dentro da Rússia, com a ajuda do Dr. Grigory Rodchenkov, então diretor do laboratório antidoping de Moscou.

Estudar sobre Lance Armstrong, “o maior ciclista de todos os tempos”, levou o cineasta a comprovar a ineficiência do método de controle dos atletas, além de comprometer os resultados de algumas edições das Olimpíadas de verão e inverno e também envolver a agência russa de segurança.


Filme Ícaro (Foto: Reprodução/Divulgação)


5. Menina de Ouro (2004)

Premiado quatro vezes no Oscar, o drama conta a história de Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma garçonete que, com muito foco e persistência, se tornou lutadora de boxe excepcional. Além disso, o longa aponta o combate ao preconceito para praticar esse esporte que é historicamente considerado masculino.

A moça contou com a ajuda de duas pessoas experientes e conseguiu chegar aos ringues, conquistando fama e dinheiro. Contudo, de forma imprevisível, a vida surpreende a todos uma vez que a atleta sofre um acidente irreparável e faz com que todos reflitam sobre o que  querem para suas vidas. Inclusive nós, espectadores!


Filme Menina de Ouro (Foto: Reprodução/Divulgação)


E aí, qual desses 5 filmes sobre esportes você vai assistir primeiro?

 

Foto destaque: Caclete de cinema. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo