Mundo Pet

5 dicas para ganhar a confiança do seu animalzinho de estimação

Veja essas 5 dicas essenciais para quem deseja ganhar a confiança do seu cãozinho, animal de estimação, e ainda se beneficiar com o privilégio de ter um peludinho em sua vida.

13 Set 2022 - 16h51 | Atualizado em 13 Set 2022 - 16h51
5 dicas para ganhar a confiança do seu animalzinho de estimação  Lorena Bueri

Adotar um cãozinho é, com certeza, uma experiencia maravilhosa e que pode nos trazer muitos benefícios, além de nos ensinar muitas lições. Quem nunca ouviu aquela frase “O cachorro é o melhor amigo do homem”? O animal pode se tornar o companheiro de todas as horas e nos privilegiar com ótimos benefícios, como um sistema imunológico mais forte, mais confiança no convívio social e ótimas melhoras para pessoas com quadro de depressão.

Cãezinhos são muitos brincalhões, amorosos, e muito leais a quem lhes estimulam confiança, amor e lhes dão moradia. O importante é procurar cativar um bom relacionamento com o pet, e procurar estar sempre tentando entender o lado do animal. Aqui estão 5 dicas, para ganhar a confiança do seu animalzinho de estimação.  


doguinho

Filhote de Jack Russel (Foto: Reprodução/freepik)


1 - Respeite o tempo de adaptação do animal

As interações forçadas podem causar um impacto não muito beneficiente nos primeiros contatos ou anos de vida do animal. Por isso, o importante é respeitar o tempo do cãozinho e esperar que ele mesmo vá aprendendo a interagir no seu próprio ritmo.

2 – Ajude-o com reforços positivos  

Ensine ao pet comandos básicos de adestramento, como, “fica”, “senta” e “vem”. E com o ato de reforços positivos, toda vez em que o cão se demonstrar amigável, ou mesmo cumprir um de seus comandos, ajude-o, estimulando o bom comportamento oferecendo um petisco ou qualquer outra guloseima que o faça entender que você aprecia o bom comportamento.

3 – Não brigue ou puna seu cãozinho

Antes de decidir brigar ou punir seu animalzinho por qualquer comportamento mal, pare, respire e pense nas consequências que este ato possa vir trazer para o convívio futuro com o animal. É comum que nos primeiros meses, ou anos de convívio, que o cão ainda cometa alguns erros como rasgar almofadas, fazer necessidade em lugares errados, ou mesmo morder seus donos, mesmo que seja por brincadeira. Cabe ao tutor instruir o animal e reforçar o bom comportamento, afinal de contas, a violência pode ser um ato sem retorno, para quem deseja conquistar a confiança de um cãozinho.

4 – Brinque com ele

Leve o cãozinho para passear e estimule brincadeiras. Atividades descontraídas ao ar livre são importantíssimas para balancear o relacionamento com um animal. Utilize brinquedos ou outros acessórios que correspondem a idade ou o porte do animal. E ajude-o a compreender que você entende suas necessidades, e suas formas de se sentir amado, e receber atenção.  

5 – Estimule a criatividade

Brincadeiras e atividades ao ar livre são ótimas opções para estimular a criatividade do animalzinho. Leva-lo para passear em lugares diferentes, e deixá-lo interagir com os arredores. Como outras pessoas, e outros animais que possam estar passando por perto. O importante é que o animal se sinta desafiado.

É importante ter em perspectiva de que adotar ou comprar um cãozinho é uma tarefa séria e que demanda investimento financeiro e de tempo. Sem contar esforço mental e físico das duas partes. Fale com um veterinário de confiança, e se possível, contrate um adestrador para lhe ajudar estimular uma convivência em família harmoniosa e que traga benefícios para os 2 lados.

 

Foto destaque: Filho de cachorro. Reprodução: Freepik.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo