Fios desiguais, opacos, ásperos ao toque, porosos e com pontas duplas? Saiba que esses são sinais de quebra!
Falta de vitaminas e agressões como exposição prolongada ao sol, procedimentos químicos e o uso de ferramentas de calor, estão entre as causas da quebra capilar. Além disso, existem pessoas que têm o cabelo naturalmente menos resistente e, por isso, até mesmo o simples ato de fazer um rabo de cavalo pode resultar na perda de fios. Se você está sofrendo com quebra, a boa notícia é que com os devidos cuidados é possível devolver a força e a saúde do seu cabelo. Veja as dicas a seguir!
(Foto: Reprodução/Shutterstock)
Dê um tempo nos procedimentos químicos
Procedimentos químicos, como escova progressiva e descoloração, são uns dos principais causadores de danos nos cabelos. Então, se seus fios estão quebradiços é melhor dar uma pausa ou a situação deles pode acabar piorando.
Caso seu cabelo necessite de manutenções, tente colocar um espaço maior entre um procedimento e outro e, nesse meio tempo, ajude na recuperação dos seus fios investindo em uma rotina de cuidados que contenha produtos de reconstrução capilar.
Leia mais: Melhores cremes para a área dos olhos
Leia mais: Delineado gráfico: atrevidos e com muita cor
Leia mais: Skincare com receitas caseiras: confira cinco produtos perigosos para o rosto
Não exagere no uso de ferramentas de calor
Chapinha, secador, babyliss... Essas são ferramentas que, devido as altas temperaturas que emitem, podem enfraquecer seu cabelo, propiciando a quebra. Enquanto seus fios estiverem se recuperando, procure outras formas de finalização e, caso for usar alguma ferramenta de calor, jamais deixe de fazer o uso de um protetor térmico.
Esqueça a água quente
Assim como as ferramentas de calor, a água quente também pode causar a quebra dos seus fios. Ela age no cabelo, abrindo suas escamas e isso resulta na perda de nutrientes. Por essa razão, o ideal é que você lave suas madeixas com água morna ou fria.
Cuidado com a toalha na hora de secar o cabelo
Esfregar a toalha com força é prejudicial para seus fios, pois o atrito do tecido pode quebrá-los. Na hora de retirar a umidade do cabelo, faça movimentos suaves, tomando o cuidando de não puxar.
Aposte na umectação capilar
A umectação capilar é importante para a saúde dos seus fios, pois ela irá repor nutrientes e blindá-los, os protegendo de agentes externos. Para realizar a umectação, você pode utilizar óleos como o de coco ou o de argan. Aplique aquele que for de sua escolha no cabelo seco e deixe agir por pelo menos 2 horas.
(Foto destaque: 5 Dicas para recuperar o cabelo quebrado. Reprodução/Istock Photo)