Durante o ano de 2022 diversos projetos anti-bebidas alcóolicas tomaram conta da internet, como “Janeiro seco”, “Outubro sóbrio” e “Julho seco”, são campanhas que tem como objetivo motivar as pessoas a cultivarem o autocontrole e passaram um período de abstinência de bebidas alcóolicas.
Os desafios se popularizaram no mundo inteiro, em especial em países como o Brasil e os Estados Unidos, mas quais seriam os benefícios de passar trinta dias sem ingerir bebidas alcóolicas?
Para começar, qual seria a dose diária não prejudicial de bebidas alcóolicas? De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) dos Estados Unidos é classificado como moderado o consumo diário de duas bebidas ou menos por homens e uma bebida diária ou menos para mulheres.
Entenda como mesmo curtos períodos sem álcool podem ajudar a melhorar a sua saúde (Foto: Reprodução/Cláudia)
No entanto, de acordo com levantamentos do CDC, mais de dois terços dos adultos que consomem regularmente bebidas alcoólicas bebem doses superiores à recomendada pelo menos uma vez por mês.
Apesar de muitos acreditarem que parar de consumir bebidas alcoólicas por um curto período não traga benefícios à saúde, estudos apontam que mesmo pequenos períodos de abstinência de álcool podem trazer benefícios à saúde.
Para quem já consome quantidades excessivas de álcool é comum possuir fígado gordo, mas após um mês já são percebidas reduções nas enzimas hepáticas que ajudam a reduzir a gordura do fígado.
Além disso, a prática ajuda a cortar o ciclo do vício e ajuda a evitar que o comportamento se torne mais obsessivo.
Foto Destaque: Desafios de abstinência de bebidas alcoólicas fazem sucesso na internet, prática pode trazer benefícios à saúde (Foto: Reprodução/O Globo)