Saúde

30 dias sem bebidas alcóolicas: Os benefícios para a sua saúde

Os malefícios do consumo de bebidas alcóolicas à saúde são ressaltados pelos projetos de passar um trinta dias sem consumi-las, saiba mais sobre o que ocorre com seu organismo após um mês de abstinência.

03 Out 2022 - 21h38 | Atualizado em 03 Out 2022 - 21h38
30 dias sem bebidas alcóolicas: Os benefícios para a sua saúde Lorena Bueri

Durante o ano de 2022 diversos projetos anti-bebidas alcóolicas tomaram conta da internet, como “Janeiro seco”, “Outubro sóbrio” e “Julho seco”, são campanhas que tem como objetivo motivar as pessoas a cultivarem o autocontrole e passaram um período de abstinência de bebidas alcóolicas.

Os desafios se popularizaram no mundo inteiro, em especial em países como o Brasil e os Estados Unidos, mas quais seriam os benefícios de passar trinta dias sem ingerir bebidas alcóolicas?

Para começar, qual seria a dose diária não prejudicial de bebidas alcóolicas? De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) dos Estados Unidos é classificado como moderado o consumo diário de duas bebidas ou menos por homens e uma bebida diária ou menos para mulheres.


Entenda como mesmo curtos períodos sem álcool podem ajudar a melhorar a sua saúde (Foto: Reprodução/Cláudia)


No entanto, de acordo com levantamentos do CDC, mais de dois terços dos adultos que consomem regularmente bebidas alcoólicas bebem doses superiores à recomendada pelo menos uma vez por mês. 

Apesar de muitos acreditarem que parar de consumir bebidas alcoólicas por um curto período não traga benefícios à saúde, estudos apontam que mesmo pequenos períodos de abstinência de álcool podem trazer benefícios à saúde.

Para quem já consome quantidades excessivas de álcool é comum possuir fígado gordo, mas após um mês já são percebidas reduções nas enzimas hepáticas que ajudam a reduzir a gordura do fígado.

Além disso, a prática ajuda a cortar o ciclo do vício e ajuda a evitar que o comportamento se torne mais obsessivo.

 

 

Foto Destaque: Desafios de abstinência de bebidas alcoólicas fazem sucesso na internet, prática pode trazer benefícios à saúde (Foto: Reprodução/O Globo)

                                              

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo