Empreendedorismo

3 técnicas que vão te ajudar a convencer outras pessoas

Patrick Winston, cientista da computação e professor do MIT, em seu famoso discurso "How to Speak", oferece uma masterclass sobre como persuadir com inteligência emocional.

04 Jan 2023 - 14h30 | Atualizado em 04 Jan 2023 - 14h30
3 técnicas que vão te ajudar a convencer outras pessoas Lorena Bueri

Vinda do latim persuadere, a palavra persuasão quer dizer convencer. Sendo assim, nada mais é do que convencer alguém a realizar determinada ação ou a acreditar em algo. Ou seja, convencer, induzir, agir, instigar o outro a agir da forma como você gostaria. Persuasão é uma forma de comunicação estratégica, podendo ser trabalhada a partir de comportamentos e palavras, além de argumentos lógicos ou simbólicos.

Essa técnica é muito importante na hora de vender seu produto ou trabalho. Um bom vendedor sabe como convencer uma pessoa de que seu produto é mesmo bom, e vai muito além de dialogar com o cliente.

Vale ressaltar que persuasão não é o mesmo que manipulação. Persuadir é um método de convencer o cliente sobre comprar ou contratar o seu serviço, que pode ajudá-lo de alguma forma, já manipular, é beneficiar apenas a sua própria empresa.


3 técnicas que vão te ajudar a convencer outras pessoas (Foto:Reprodução/Pinterest)


O cientista da computação e professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Patrick Winston, redigia uma palestra chamada de “How to Speak”, vista milhões de vezes e que permanece sendo exibida a novos alunos, mesmo anos após sua morte. Nela, Patrick descreveu algumas técnicas de persuasão, publicadas em um artigo na “Inc”, por Justin Bariso, empreendedor e consultor, que relata ser uma das técnicas de persuasão mais emocionalmente inteligentes que já ouviu.

No artigo, Bariso explica um método que envolve três etapas principais e diz: “Persuasão é uma arte, e assim como em qualquer arte, você pode aprender a persuadir, vender, da maneira que se sentir confortável”, afirma Bariso. Confira.

Pratique do jeito certo

Conforme o método de Winston, a falta de sucesso em qualquer cenário falado, como em uma apresentação oral ou pitch, se resume a duas coisas: a primeira delas é a falha em situar, de forma que você não ofereça contexto para o seu público. “Faça-os entender por que é importante e por que eles devem se importar. Que problema ou ponto problemático você pode ajudá-los a resolver? O que torna a sua solução melhor do que a de outra pessoa? Não importa quão incrível seja sua causa ou seu produto; se seu público não se conectar emocionalmente com ele, você nunca os persuadirá a fazer nada”, explica Bariso. O segundo delas é a falta em praticar. Segundo Winston, é crucial ter o público certo, e o melhor nesse momento, é optar por pessoas que não tenham familiaridade com o projeto, produto ou serviço. “Ao praticar, ligue para alguns colegas, ou amigos que não apenas estejam familiarizados com o que tem a oferecer, mas também não tenham medo de ser diretos com você”, diz Bariso. Após fazer seu discurso, ouça o feedback dos mesmos, e considere suas críticas.

Compartilhe a visão

De acordo com Winston, para persuadir e influenciar as pessoas de forma bem-sucedida, você deve conseguir compartilhar sua visão com eles. Porém, há duas partes em cada visão: “Começando com você, se não for apaixonado pelo que tem a compartilhar, ninguém mais será. Em segundo lugar, você precisa compartilhar algo novo: o que torna sua visão diferente da de seus concorrentes?”, relata Bariso. Porém, a melhor maneira de compartilhar uma visão é dominar a arte de contar histórias. “Aprenda a comunicar sua visão com uma boa história e você se conectará com seus sentimentos, bem como seu intelecto”, afirma Bariso.

Mostre, não diga

A terceira e última parte do processo de persuasão convence seu ouvinte de que você fez algo digno de sua atenção. “Como você expressa a noção de que fez alguma coisa? Pergunta Winston. A resposta: listando as etapas necessárias para resolver esse problema. Se você vende o produto X, que resolve o problema Y, usando a solução Z, não basta dizer como é a solução; você precisa mostrar a solução, passo a passo. Ao fazer isso, você convencerá seu público de que pode cumprir sua promessa”, explica Bariso.

 

Foto Destaque: 3 técnicas que vão te ajudar a convencer outras pessoas:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo