Notícias

2,9 milhões de brasileiros são homossexuais ou bissexuais, diz pesquisa

A pesquisa feita em 2019 pela PNS e divulgada pelo IBGE mostrou que mais de 2,9 milhões dos brasileiros acima de 18 anos se identificam como gays, lésbicas ou bissexuais

25 Mai 2022 - 18h35 | Atualizado em 25 Mai 2022 - 18h35
2,9 milhões de brasileiros são homossexuais ou bissexuais, diz pesquisa Lorena Bueri

Cerca de 2,9 milhões de brasileiros com mais de 18 anos se declaram gays, lésbicas ou bissexuais. A informação foi dada pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), nesta quarta-feira (25). Os dados foram obtidos após o estudo Orientação Sexual Autoidentificada da População Adulta, feito pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

A pesquisa teve início em 2019, e naquele ano, 94,8% dos brasileiros, ou seja, cerca de 150,8 milhões de pessoas se identificavam como heterossexuais, o que significa que só sentem atração, seja ela sexual ou afetiva, por pessoas do sexo oposto.

1,2%, que equivale a 1,8 milhão de pessoas, são homossexuais, ou seja, sentem atração por pessoas do mesmo sexo. Já 0,7% são bissexuais, pois sentem atração por mais de um sexo ou pessoas não binárias.


Devido a várias questões, dados podem estar subnotificados (Foto: Divulgação/Em Tempo)


Dos 3% que restaram, a pesquisa apresentou o seguinte dado: 1,1% da população, que seria cerca de 1,7 milhão de pessoas, não quiseram responder ou, até mesmo, alegaram não saber dar uma resposta exata. Os 100 mil restantes, que cobre apenas 0,1% dos brasileiros, alegam se identificar como pansexual – parecido com o bi, porém, diferenças históricas fizeram essa distinção – ou assexual, onde a pessoa não sente atração sexual pela outra, independente do sexo, gênero ou orientação.

A pesquisa mostra ainda que 1,1% da população, o que equivale a 1,7 milhão de pessoas, disse não saber responder à questão e 2,3%, ou 3,6 milhões, recusaram-se a responder. Uma minoria, 0,1%, ou 100 mil, disse se identificar com outras orientações. Segundo o IBGE, quando perguntadas qual, a maioria respondeu se identificar como pansexual – pessoa cujo gênero e sexo não são fatores determinantes na atração; ou assexual – pessoa que não tem atração sexual.

Dados não tão exatos

Apesar da pesquisa, o IBGE aponta que, existe a possibilidade de que o número de pessoas que se identificam como membros da comunidade LGBTQIA+, seja muito maior. O instituto destaca problemas como o preconceito, o medo de se assumir e problemas com a falta de familiaridade com os termos da pesquisa como alguns dos fatores que fazem com que as pessoas decidissem não responder.’.

A gente não está afirmando que existem 2,9 milhões de homossexuais ou bissexuais no Brasil. A gente está afirmando que 2,9 milhões de homossexuais e bissexuais se sentiram confortáveis para se autoidentificar ao IBGE como tal”, diz a analista da PNS, Nayara Gomes.

A pesquisa destacou ainda que a lgbtfobia ainda é um problema sério que precisa ser analisado e combatido. Atualmente, cerca de 70 países ainda consideram a homossexualidade como crime.

 

 

Foto Destaque: Bandeira LGBT - Créditos: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo