Saúde

1º caso da subvariante XBB.1.5, da ômicron, é registrada em Indaiatuba (SP)

A coleta foi realizada pela Rede de Saúde Integrada Dasa em novembro de 2022 e o estado de São Paulo garante que está monitorando o cenário e reforça sobre a prevenção

06 Jan 2023 - 19h28 | Atualizado em 06 Jan 2023 - 19h28
1º caso da subvariante XBB.1.5, da ômicron, é registrada em Indaiatuba (SP) Lorena Bueri

Na última quinta-feira (5), foi identificado no Brasil o 1º caso da subvariante XBB.1.5, da Ômicron. A paciente possui  54 anos e é moradora da cidade de Indaiatuba, São Paulo. A Instituição responsável pela descoberta foi a Rede de Saúde Integrada, Dasa, que realizou as coletas em novembro de 2022.



1º caso da subvariante XBB.1.5 da Ômicron é registrado no Brasil. Foto: Reprodução/CEJAM


A Dasa, através do seu projeto de monitoramento genômico do vírus SARS-Cov-2, identificou em uma amostra de novembro de 2022. A Vigilância Sanitária Estadual de São Paulo já foi notificada, assim como a amostra se encontra no GISAID, o repositório mundial de seqüenciamento”, diz a nota.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que a nova subvariante tem um crescimento maior que as outras, mas ressalta que não há indícios que ela seja mais perigosa que as demais.

A coleta foi feita em um dos laboratórios da rede Dasa. O tempo entre a coleta e a comunicação existe, pois é preciso fazer o seqüenciamento genético das amostras e isso demanda tempo”, afirma a nota.

 

XBB.1.5: O que é?

É uma ramificação da variante Ômicron e é a dominante atualmente no mundo todo e superou as variantes anteriores: Alfa, Beta, Gamma e Delta. As pesquisas apontam que os sintomas são semelhantes aos das cepas anteriores e grande parte dos infectados apresentam sintomas parecidos aos de resfriado.

 

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que está monitorando o cenário de epidemia em todo o território estadual. “A confirmação de variantes ocorre por meio de seqüenciamento genético e, no momento, um caso de variante XBB.1.5 foi confirmado por um laboratório particular e está sob acompanhamento junto ao município de origem”, diz o comunicado.

 

Segundo a pasta, o comportamento do vírus pode variar em locais diferentes devido ao clima e fatores demográficos. E orienta a população a manter as medidas de prevenção já conhecidas: higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e vacinação.

 

Foto Destaque: Teste para covid19. Foto: Reprodução/IG Saúde

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo