Esportes

16 das 20 maiores torcidas brasileiras podem estar juntas pela primeira vez

Brasileirão 2023 pode trazer pela primeira vez em 30 anos, segundo pesquisa e os possíveis acessos de Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia a série A, o aumento da média de público por jogo.

24 Out 2022 - 09h55 | Atualizado em 24 Out 2022 - 09h55
16 das 20 maiores torcidas brasileiras podem estar juntas pela primeira vez Lorena Bueri

Publicada em julho pelo jornal O Globo, em parceria com o Ipec, a última grande pesquisa de torcidas do Brasil, indicou os vinte clubes mais populares do país, sendo estes, pela ordem:  Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Santos, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Fortaleza, Sport, Fluminense, Paysandu, Ceará, Vitória, Santa Cruz e Athletico Paranaense. Levando em consideração a veracidade dos números que se propõe, o curioso fato é que será a primeira vez, desde 1993, em que dezesseis das vinte maiores torcidas do Brasil estarão na Série A.


Torcida do Flamengo. (Foto: Reprodução/Twitter).


Foram trinta anos em que Athletico Paranaense, Fortaleza, Ceará e Bahia nunca mais estiveram juntos com os doze mais populares do país, que são, segundo a pesquisa pelo jornal o Globo e em ordem: Flamengo (21,8%), Corinthians (15,5%), São Paulo (8,2%), Palmeiras (7,4%), Vasco (4,2%), Grêmio (3,2%), Cruzeiro (3,1%), Internacional (2,2%), Santos (2,2%), Atlético-MG (2,1%), Bahia (1,7%), Botafogo (1,3%), o Fluminense aparece em 13a posição com 1,1%, chamando atenção para o Vasco, Cruzeiro e Grêmio que lutaram esse ano para retornar à elite (é importante ressaltarmos que o levantamento das torcidas foi feito com a porcentagem de pessoas que simpatizam pelo clube, descontando o mundo digital).

Mesmo que sendo possível debater os números, é inegável que a soma de tantos grupos populares na mesma divisão, permitirá um salto na expansão do público nos estádios. O Brasileirão de 2022 caminha para ser o segundo em publico na história do campeonato, o índice mais positivo entre os 22.900 espectadores em 1983.

Atualmente, são 21 mil torcedores por jogo – sendo preciso fortalecer os números ao final da temporada – a marca é ainda mais impressionante quando se leva em conta as presenças de Juventude, Avaí e Cuiabá (sem representação na pesquisa devido à probabilidade de rebaixamento) substituídos por Cruzeiro, Vasco, Grêmio e Bahia. Com isso, a chance de maior número de pessoas nos estádios aumenta.

É possível chegar a soma total de 25 mil, tendo dezesseis dos vinte clubes mais populares do país na Série A. Para que isso ocorra, não só dependerá da vinda dos clubes classificados, como também de um estudo amplificado sobre as possíveis causas dos índices mais altos, para que as diretorias também possam corroborar com a meta.

Foto Destaque: Torcida do Grêmio. Foto: Reprodução/Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo