Notícias

13 capitais já confirmaram o passe livre para o dia 30, no segundo turno das eleições

Nesta quarta-feira (19) o Supremo Tribunal Federal autorizou que prefeituras e empresas de ônibus ofereçam gratuidade de transporte para o segundo turno das eleições

20 Out 2022 - 17h28 | Atualizado em 20 Out 2022 - 17h28
13 capitais já confirmaram o passe livre para o dia 30, no segundo turno das eleições Lorena Bueri

Até o momento, treze capitais no Brasil já decidiram oferecer a gratuidade de transporte para as tarifas de ônibus no dia 30, quando será disputado o segundo turno das eleições no país, onde será definido o novo presidente da República, além dos governadores de 12 estados que não tiveram definição no primeiro turno.

As capitais que terão o transporte gratuito confirmado são Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Belém (PA), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Fortaleza (CE).


Ministro do STF, Luís Roberto Barroso. (Foto: Reprodução/Nelson Jr./SCO/STF)


Salvador (BA), Recife (PE), Porto Velho (RO) e Brasília (DF) ainda não se posicionaram em relação à questão, mas devem deliberar sobre a temática nos próximos dias. Já a prefeitura de Natal (RN) estuda oferecer desconto na passagem de transporte público, que custa R$ 4,00. Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) já informaram que não concederão a gratuidade, mas a os paulistas poderão contar com a frota de ônibus aumentada.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, já havia decidido sobre a permissão para que houvesse a oferta da gratuidade de transporte público na terça-feira (18) e na noite de quarta-feira (19), a maioria dos ministros acompanhou a sua decisão. Em relação ao assunto, o magistrado informa que a medida tem como objetivo a garantia de condições para o exercício do voto, considerando o empobrecimento da população e a “desigualdade social extrema no país”.

No primeiro turno das eleições tal medida havia sido pedida pela Rede Sustentabilidade, que faz parte da coligação do candidato do PT à presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva. Naquela ocasião, 15 capitais foram ofertantes de transporte público gratuito para todos os cidadãos: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Maceió, São Luís, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Porto Velho, Palmas, Boa Vista, Goiânia e Rio Branco.

Foto destaque: ônibus trafegando em via urbana. Rovena Rosa/Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo