Esportes

11 estrelas do basquete em cadeira de rodas

Veja quem são os principais astros mundiais do basquete em cadeira de rodas e sua importância para o esporte e a inclusão.

24 Mai 2022 - 18h16 | Atualizado em 24 Mai 2022 - 18h16
11 estrelas do basquete em cadeira de rodas Lorena Bueri

O esporte sempre fez parte da história da sociedade e o que antes era praticado por apenas uma parcela das pessoas por falta de inclusão, hoje vive um cenário bem diferente. E o basquete em cadeira de rodas, assim como outros esportes inclusivos, além de fortalecer essa inclusão já detêm bastantes fãs, além de movimentarem bem as casas de apostas.

Mas embora esse esporte seja, de certa forma, popular e com grandes ligas pelo mundo, é fato que ainda há muito a se fazer para que, não só o basquete em cadeira de rodas, mas também outros diversos esportes que também batalham pela inclusão, estejam mais presente na sociedade.

E esse é o desafio de todas as estrelas do basquete em cadeira de rodas, bem como de muitas outras pessoas que lutam por essas causas.

Veja a seguir a história do esporte, principais competições e maiores estrelas do basquete em cadeira de rodas.

História do basquete em cadeira de rodas

O basquete em cadeira de rodas não é um esporte recente, na verdade, ele surgiu lá atrás na década de 50, após a segunda guerra mundial. O esporte começou a ser praticado inicialmente por ex-soldados ingleses e norte-americanos que haviam saído feridos da guerra.

A primeira adaptação do Basquete convencional para a prática em cadeira de rodas ocorreu na Inglaterra, no Hospital de Stoke Mandeville, no ano de 1944, onde os médicos utilizavam do esporte como parte  essencial da reabilitação física, psicológica e social para a pessoa com deficiência

Já nos Estados Unidos esta adaptação do Basquetebol aconteceu por iniciativa das próprias pessoas com deficiência que se reuniram em um hospital de reabilitação e começaram a jogar.

Hoje, o basquete em cadeira de rodas é um esporte paralímpico e, inclusive, fez parte de todas as edições já realizadas dos Jogos Paralímpicos, desde 1960, em Roma, na Itália. A competição feminina passou a ser disputada a partir de 1968, nos Jogos de Tel Aviv, em Israel.

No Brasil, o basquete em cadeira de rodas também tem forte presença na história do movimento paraolímpico, sendo a primeira modalidade praticada aqui, a partir de 1958, quando foi introduzida por Sérgio Del Grande e Robson Sampaio.

Ambos, após sofrerem acidentes que resultaram em uma lesão permanente, procuraram os serviços de reabilitação nos Estados Unidos, nos anos 1950, e lá conheceram o esporte. Sérgio fundou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo, enquanto Robson fundou o Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro, em 1958.

Principais competições mundiais

Como dito, o basquete em cadeira de rodas é um esporte já bem estruturado e possui grandes ligas internacionais.

Dentre as diversas ligas existentes, as principais competições internacionais do Basquetebol em cadeira de rodas que são regidas pela IWBF (Internacional Wheelchair Basketball Federation) são:

  • Paralimpíadas
  • Mundial
  • Torneios Continentais. Ex.: Copa América / Europeu
  • Parapan-americano
  • Sul-americano (Clubes)
  • Eventos Promocionais e Torneios de Exibição

Maiores nomes do basquete em cadeira de rodas atualmente

Leandro de Miranda

Iniciando com o basquete nacional, Leandro  foi eleito melhor jogador de basquete em cadeira de rodas em 2014.

Além disso, o atleta acumula quatro idas aos Jogos Parapan-Americanos, uma participação nas Paralimpíadas (Londres 2012) e diversos Sul-Americanos, competição na qual é tricampeão.

Lia Soares

A brasileira de 34 anos foi vencedora do Prêmio Brasil Paralímpico em 2011, 2012 e 2015, além de ter sido campeã sul-americana, das Américas e medalha de bronze nos Parapans de Guadalajara e Toronto.

Patrick Anderson

Este é amplamente considerado o melhor jogador de basquete em cadeira de rodas do mundo e um dos maiores do esporte. Patrick Anderson é um canadense de 42 anos e dono de 2 medalhas de ouro paraolímpicas consecutivas em 2000 e 2004, além de uma medalha de prata em 2008.

Ele também se tornou campeão mundial quando a equipe do Canadá conquistou a medalha de ouro em 2006.

Além desses 3 grandes nomes, há alguns nomes que foram destaque no caminho para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Alguns deles são:

  • Gregg Warburton;
  • Jannik Blair;
  • Laura Fuerst;
  • Mariska Beijer;
  • Xuejing Chen;
  • Thomas Boehme;
  • Rose Hollermann;
  • Hiroaki Kozai.

 

Foto destaque: Jogadoras de basquete. Rpeordução/Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo