Cinema/TV

"101 Dálmatas": clássico da Disney completa 60 anos e ainda é querido pela TV e Cinema

Hoje completa-se 60 anos do lançamento desse clássico. Os Studios Disney não pararam de explorar a história. Depois de 1961, 101 Dalmatas ganhou uma versão em 1996 dirigido por Stephen Herek e co-produzido por John Hughes e Ricardo Mestres.

25 Jan 2021 - 19h54 | Atualizado em 25 Jan 2021 - 19h54
'101 Dálmatas': clássico da Disney completa 60 anos e ainda é querido pela TV e Cinema Lorena Bueri

Clássico dos anos 60 foi responsável por incluir no cinema a figura vilanesca de Cruella de Vil, uma mulher cruel que não se importava com vidas de animais, sobretudo os de pele finas e belas. Criado por Dodie Smith, escritor romancista, os primeiros dálmatas Pongo e Prenda apareceram na TV ao lado de seus donos, Anita e Roger. Chamado de Rua Dálmatas 101”, o clássico dirigido por Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wolfgang Reitherman narra a historia de uma “família” de dálmatas que são cobiçados por uma mulher muito má chamada Cruella.

O memorável clássico da Disney deu vida a uma das vilãs mais “celebradas” de todo o seu escopo de produções. O público acabou se afeiçoando muito à personalidade fria e sem escrúpulos de Cruella Cruel. Cruella desejava matar os dálmatas afim de fabricar um maravilhoso casado de pele para se cobrir e isso não gerava nela nenhum tipo de remorso. Por ser um clássico infantil, o nível de maldade da vilã tomava um caminho que fugia do tradicional dos contos de fadas e de princesas indefesas presas no alto da torre de um castelo e vigiadas por um dragão. Digamos que Cruella era mais realista e colocava um medo real no público infantil devotos da Disney.

Hoje completa-se 60 anos do lançamento desse clássico. Os Studios Disney não pararam de explorar a história. Depois de 1961, 101 Dalmatas ganhou uma versão em 1996 dirigido por Stephen Herek e co-produzido por John Hughes e Ricardo Mestres. Nos anos 2000, a sequência 102 Dalmatas chegou aos cinemas na direção do cineasta Kevin Lima. Os Studios Disney lança em 2003 a animação sequencial da de 1961, 101 Dalmatians II: Patch's London Adventure. Recentemente o longa de Geronimi, Luske e Reitherman foi inspiração para trazer os cachorrinhos preto e branco de volta às telinhas. Lançada em novembro de 2020, Rua Dálmatas 101 reintroduz o casal de dálmatas e seus donos de volta à TV fazendo o público viver novas aventuras. Nas telinhas ainda vale ressaltar duas séries de TV: 101 Dalmatians: The Series (1997–1998), criada como uma sequência do filme de 1996 transmitida originalmente pela ABC e pelo SBT aqui no Brasil; e, a já mencionada, 101 Dalmatian Street (2019—presente), produzida pela Passion Animation Studios e Atomic Cartoons e transmitida no Disney Channel e disponível também no Disney +.

 

Leia mais: "Uma Noite em Miami" pode levar primeria cineasta e mulher negra ao Oscar

 

Responsabilidade, amor e confiança

Arte celebrativo divulgada pela Disney Pictures. Foto: Reprodução/Stúdios Disney/Twitter


Todo o arco da história gira em torno da construção de uma confiança entre pet e humanos. O ensinamento que os 101 dalmatas transmite ultrapassa gerações e atinge até mesmo a comunidade adulta. Vemos na vilã, por exemplo, um excesso de desamor e desconforto com aquilo que vive e pensa diferente de si mesma. A história de Smith é sobre confiança e sobre amor também. Amar o diferente. Amar o frágil. Amar o que é dependente de nós é um ato de responsabilidade e de confiança.

O sentimento de pertença e a questão relacional também é muito explorada e nesse século ganha uma nova força motriz. As relações humanas estão em crise, e isso é até um mantra repetido entre nós. No entanto, quando nos dispomos a criar certo laço de pertença com algo, ou com um ser vivo que é completamente diferente de nós, essas relações nos ajudam a nos aproximar dos outros. A cuidar e a proteger e a reconhecer esses valores. No universo da criança, tais valores acabam se tornando muito importantes para o desenvolvimento pessoal e humano.

E, quem ganha é muito além que a criança, todos ao seu redor saem ganhando, pois se seu crescimento é saudável, a família em que ela está inserida também se cura e cresce de forma saudável e agregadora. Rua Dalmatas 101, é sobre a construção de valores humanos no início da formação da personalidade. A série mais recente produzida coloca a construção e a relação familiar como tema central. O desenho é educativo e vai além dessa construção pessoal da criança. Ela pretende penetrar no ambiente familiar trazendo valores como respeito, diálogo e comunidade fraterna.

 

O mercado pet e a interação infantil

Um grupo de pesquisadores dos EUA se reuniram afim de elencar a influência que filmes que utilizam da docilidade de pets no público. Foi notificado que tanto adultos como crianças sentem-se mais atraídos em “consumir” esse tipo de mercado. A aquisição de gatos e cães em ambientes familiares cresceram na medida que o cinema “instiga” esse tipo de postura. A pesquisa afirma, então que o cinema é fundamental influenciador nesse consumo.

Crianças sentem-se mais seguras com um “bichinho” ao lado, acreditando ser sua primeira proteção diante de um iminente perigo. Além disso, é a primeira instância da relação de amizade que constroem numa faixa etária essencial da vida humana. Entre os adultos os sinais não são tão positivos assim. A pesquisa elenca que os números de pets de estimação presentes em casas se dão por substituição ou até mesmo preenchimento de um vazio humano. “Diminui-se os filhos e cresce os cachorros e gatos”, afirmam.

Beethoven (Universal, 1992, 1994) e A Dama e o Vagabundo (Studios Disney, 2019) são exemplos mais recentes de longas que influenciaram o mercado na aquisição de pets como amigos e parceiros nos ambientes familiares. Portanto, mesmo com pontos positivos e negativos, nossos bichinhos, nos quais somos apaixonados continuam fazendo grande sucesso nas telonas e nas telinhas. Esses animais merecem de nós, respeito, amor, carinho e atenção. E no aniversário que celebramos hoje, que possamos cuidar de nossa natureza com sua fauna e flora com mais humanidade e respeito.

 

Foto Destaque: Clássico de "101 Dalmatas". Reprodução/Disney Studios

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo