Música

1 ano de 'folklore' da Taylor Swift e o seu grande impacto

Em 24 de julho de 2020, Taylor Swift lançou de surpresa o álbum folklore, ganhador do Grammy de melhor álbum do ano, sendo que a diva é a primeira artista feminina a ganhar o Grammy na categoria de álbum do ano três vezes.

3 min de leitura
27 Jul 2021 - 15h25 | Atulizado em 27 Jul 2021 - 15h25

A diva Taylor Swift em 24 de julho de 2020 lançou de surpresa o seu impactante e icônico álbum "folklore", ganhador do Grammy Awards de melhor álbum do ano, fazendo com que a Taylor Swift seja a primeira artista feminina na história a ganhar o Grammy Awards na categoria de álbum do ano três vezes. O álbum "folklore" apareceu com destaque nas listas de final de ano sendo um dos melhores álbuns de 2020, além de conquistar o primeiro lugar em diversas listas de final de ano, e é considerado o álbum essencial no lockdown causado pela quarentena devido a pandemia do Covid-19. O impactante "folklore" também entrou no Guinness World Records por se torna o álbum por uma artista feminina com mais reproduções em seu primeiro dia no Spotify. O icônico disco "folklore" é o álbum mais vendido do ano de 2020.

 


Mel B diz que a comemoração do aniversário de 25 anos do single 'Wannabe' não acabou

Dua Lipa diz que Kylie Minogue é a rainha do pop

BTS lança o videoclipe da canção 'Permission to Dance'


 

Consistindo em baladas suaves conduzidas por instrumentos neoclassicismo, seguindo os estilos musicais de indie folk, electro-folk, rock alternativo e chamber pop, "folklore" é o oitavo álbum de estúdio da Taylor Swift, sendo desenvolvido na quarentena durante a pandemia de Covid-19, de acordo com a diva, o disco é como uma coleção de canções e histórias que fluíram como um fluxo de consciência de sua imaginação. O álbum conta com a produção de Aaron Dessner e Jack Antonoff, sendo trabalhado virtualmente.

O álbum foi recebido com aclamação da crítica generalizada centrada em seu peso emocional, lirismo poético e ritmo relaxado. A crítica especializada considera os temas abordados em "folklore" sendo introspectivos e oportunos para a pandemia e também é considerado uma reinvenção bem ousada da arte da diva. A crítica especializada em sua grande maioria considera "folklore" o melhor trabalho da Taylor Swift. O disco possui a nota 88 no metacritic, indicando aclamação universal por ser o trabalho mais aclamado e com nota mais alta da cantora no site do metacritic.

 


Taylor Swift - cardigan Official Music Video (Reprodução / YouTube)


 

O lendário "folklore" possui 4 singles, sendo eles as canções "cardigan", "exile", "betty" e "the 1", sendo que o primeiro single da era "folklore", a faixa "cardigan" teve a sua a estreia em primeiro lugar na parada musical da Billboard Hot 100, além de se tornado o sexto single número um da artista na parada norte-americana, sendo que no total, Taylor Swift possui sete singles que conquistaram o topo da Hot 100 da Billboard, pois o sétimo single da cantora foi com a canção "willow", presente no álbum "evermore", o irmão de "folklore". O disco "evermore" foi realizado em 11 de dezembro de 2020 e também foi lançamento surpresa. O single "cardigan" estreou junto com o álbum "folklore" em primeiro lugar nas paradas musicais da Billboard Hot 100 e Billboard 200 na mesma semana, com isso, Taylor Swift se tornou a primeira artista a estrear na Billboard Hot 100 e na Billboard 200 simultaneamente. Ademais, "cardigan" conquistou também o topo das paradas da Billboard Hot Alternative Songs, Hot Rock & Alternative Songs, Streaming Songs e na Digital Songs, fazendo da diva a primeira artista da história a conquistar os vinte primeiros lugares nas paradas. "Cardigan" também estreou em primeiro lugar na Austrália e alcançou o top 10 na Bélgica, Canadá, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Singapura e Reino Unido.

 


Taylor Swift – exile feat. Bon Iver Official Lyric Video (Reprodução / YouTube)


 

O desempenho comercial de "folklore" ao redor do mundo foi de mais de 80,6 milhões de streams no Spotify em seu primeiro dia, conquistando um recorde mundial no Guinness Book de maior estreia por um álbum feminino na plataforma de serviço de streaming. O álbum também conquistou oito dos 10 primeiros lugares na parada global do Spotify, com a faixa "Cardigan" no topo com 7,742 milhões de streams, na época marcando a maior contagem de reproduções em um único dia para qualquer música lançada no ano de 2020. O disco também quebrou o recorde da Apple Music de álbum mais reproduzido em 24 horas, com 35,47 milhões de streams. 

De acordo com a gravadora de Taylor Swift, a Republic Records, "folklore" vendeu aproximadamente 1,3 milhões de unidades ao redor do mundo nas primeiras 24 horas após o lançamento e mais de 2 milhões de unidades em sua primeira semana.

 

(Foto Destaque: Taylor Swift. Reprodução / Instagram)

Deixe um comentário