Tech

Conheça Airo, o carro capaz de filtrar a poluição

Airo, carro elétrico do futuro, promete colaborar com a sustentabilidade ao ajudar a filtrar o ar enquanto em movimento. A criadora, Heatherwick Studio, pretende fabricá-los a partir de 2023.

3 min de leitura
07 Set 2021 - 18h16 | Atulizado em 07 Set 2021 - 18h16

Em conjunto com a Heatherwick Studio, a IM Motors lançou na última Shangai Motor Show, na China, o carro elétrico com direção autônoma e zero emissão de poluentes Airo, que promete filtrar os poluentes emitidos por outros veículos enquanto passa por eles.

Airo não é apenas mais um carro elétrico”, diz Thomas Heatherwick, fundador da Heatherwick Studio. Equipado com a mais recente tecnologia de filtragem HEPA e com design futurista, a criação tem a intenção de ser mais um elemento de aproveitamento de espaço, com poltronas giratórias e reclináveis, que transformam o interior do carro em uma sala de estar, de jantar, jogos, reuniões e até mesmo um quarto. A privacidade também não é afetada, já que os vidros podem se tornar opacos com apenas um comando.


Mesa dobrável permite múltiplas atividades no interior do Airo (Imagem: Divulgação/Heatherick Studio)


HEPA é uma sigla em inglês, High Efficiency Particulate Air filter (nome oficial pelo departamento de energia norte-americano), e significa, em tradução livre, “filtro de partículas de alta eficiência”. Pelo que se conhece do filtro, que já tem sido instalado em hospitais e aviões, há a necessidade de manutenção constante para que o bom funcionamento seja mantido, porém esse tipo de informação não foi encontrado nos canais da Heatherwick Studio.

Nuro, empresa norte-americana de carros autônomos, construirá pista de testes

Vendas de carros híbridos disparam no Brasil

Mercedes-Benz anuncia produção de ônibus elétrico no Brasil com investimento de R$ 100 milhões

Os críticos não estão convencidos de que Airo seja mais do que um carro-conceito, mas Thomas defende a sua vontade de melhorar o mundo, como reportado no podcast Future Lab, da Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido: “Será que algo poderia ser mais do que apenas dizer ‘eu não prejudico’, mas fazer algo bom de forma proativa? Se ele pudesse limpar o ar enquanto se movimenta em vez de apenas não o poluir, isso faria a diferença”.


Interior do carro foi projetado como a primeira classe de aviões. (Foto: Divulgação/Heatherwick Studio)


A empresa, mais conhecida por trabalhar com arquitetura, recentemente foi responsável pelo design de um ônibus londrino e um barco de turismo, e pretende iniciar a produção de um milhão de carros em 2023, entendendo que esta quantidade de veículos, só na China, seria extremamente benéfica. “Airo é um carro idealizado para nos transportar para um futuro melhor e mais limpo”, declara Heatherwick.

 

(Foto destaque: carro pretende filtrar o ar enquanto em movimento. Divulgação/Heatherwick Studio)

Deixe um comentário