O mercado das criptomoedas pode passar por grandes mudanças nos próximos meses nos Estados Unidos. Conhecidos pela falta de regulamentação e presença estatal, os investimentos em moedas digitais podem começar a seguir uma supervisão regulatória, de acordo com os projetos de lei na Casa Branca.
A indústria de criptomoedas cresceu exponencialmente nos últimos anos - só em 2020, a Bitcoin, principal moeda digital, aumentou 300%. Esse aumento se dá pela grande procura e a facilidade de investimento em criptoativos.
Procura por criptomoedas cresceu nos últimos anos (Foto: Reprodução/Pixabay)
As criptomoedas também não sofrem nenhuma ação regulatória nos Estados Unidos - não existe nenhum órgão central ou lei que regule o tema. No entanto, essa realidade pode mudar: em 2021, a Casa Branca já registrou mais de 18 projetos de lei que abrangem as criptomoedas.
Os projetos de lei visam a regulamentação da moeda e legislações específicas crimes de evasão fiscal com tais moedas. O deputado Tom Emmer apresentou o projeto ‘Lei de Segurança Regulatória Blockchain’, onde servidores de blockchain não precisam se registrar como transmissores de dinheiro - isso inclui, também, mineradores de criptomoedas.
Outro projeto do deputado é a Lei de Clareza de Valores Mobiliários, que separa os tokens digitais dos contratos principais. Assim, o Estado consegue regulamentar ativos digitais na lei de valores imobiliários.
Inflação ultrapassa os reajustes salariais e prejudica os trabalhadores brasileiros
Mercado Livre adquire plataforma de entregas Kangu
Bilionário Jeff Bezos processa NASA por contrato com a SpaceX
Em entrevista à Time, a autora e investidora Kiana Danial afirmou que essas mudanças podem ser atraentes para o mercado. ‘’Por mais que eu goste da descentralização e da falta de envolvimento do governo, fico feliz que eles estejam prestando atenção porque, infelizmente, com a criptomoeda, existem muitos golpes’’
Outros países já começaram a regularizar tais moedas: na China, a mineração de Bitcoin está sendo parcialmente restringida. O vice-primeiro-ministro do país, Liu He, chegou a afirmar a autoridades financeiras que o governo iria ‘’reprimir a mineração de bitcoins e a atividade comercial’’ para a estabilidade financeira do Estado.
Foto destaque: Regulamentação de criptomoedas é uma possibilidade, segundo deputados estadunidenses. Reprodução/Pixabay)