Música

Hit no Twitter e Tik Tok, “Princesa Paulista” foi inspirada em fanfic sobre One Direction

Umas das coisas mais legais que a internet proporcionou foram os memes e as fanfics. Histórias e situações enquadradas em um contexto que acabam trazendo um sentimento de espanto, risos, admiração e, no caso das fics, trabalhando o nosso imaginário.

15 Jul 2021 - 14h13 | Atualizado em 15 Jul 2021 - 14h13
Hit no Twitter e Tik Tok, “Princesa Paulista” foi inspirada em fanfic sobre One Direction Lorena Bueri

 

Canção da cantora Luna Di será lançada nas plataformas digitais nesta próxima sexta-feira (16)

 

Umas das coisas mais legais que a internet proporcionou foram os memes e as fanfics. Histórias e situações enquadradas em um contexto que acabam trazendo um sentimento de espanto, risos, admiração e, no caso das fics, trabalhando o nosso imaginário. Dentre tantos enredos, temos os mais engraçados, como é o caso da fanfic: “You are my love, my destruction”, onde Selena Gomez e o apresentador Fausto Silva formam um par romântico.


(Reprodução/Instagram)


Além dos contos mais famosos que renderam milhões de dólares e viraram obras mundialmente conhecidas, como Romeu e Julieta, de William Shakespeare, Star Trek, de Gene Roddenberry e o mais recente Cinquenta Tons, de E.L James. Porém, o comum das fanfics é que elas se transformem em livros, obras teatrais ou audiovisuais. Mas como isso é trabalhado na música?


 (Reprodução/Instagram)


Era uma noite, e a cantora catarinense Luna Di, de 20 anos, tinha acabado de ler uma atualização que uma autora com o nome de ‘Alaska’ tinha postado em um grupo do fandom em que ela está inserida há mais de 11 anos. E a fanfic, que envolve os cantores e compositores britânicos Louis Tomlinson e Harry Styles, está dentro do contexto de um dos maiores fandons, que é o da banda One Direction. Procurando uma inspiração para lançar sua primeira composição autoral em português, Luna leu a fanfic chamada “Vidigal” e logo veio uma luz: “tenho que fazer uma música!”, disse ela.


(Reprodução/Instagram)


“Não aguentei dormir. Acordei às 4h da manhã e fui escrever a música. Peguei meu violão, e cantando baixinho fiquei tentando fazer a música. E em torno de 10 minutos já estava pronta. Gravei um áudio e postei no Twitter com a capa da fanfic. E eu escrevi lá que eu tinha feito uma música inspirada na fanfic Vidigal e pedi para darem 'rt' até a canção chegar na autora”, explicou Luna Di, que tem mais de 30 mil seguidores no Instagram.

 

Acompanhe as redes sociais de Luna Di: https://www.instagram.com/lunadimusic/

 

Pronto! Bastou apenas divulgar um pedaço da composição para que a canção viralizasse no Twitter, alcançando a faixa de 30 mil visualizações em apenas um dia. E uma dessas pessoas que curtiu e comentou foi o MC FP do Trem Bala, que é um dos principais MC 's do Rio de Janeiro. Com tanta repercussão, Luna resolveu gravar uma versão acústica e postar no YouTube. Em pouco tempo, o vídeo já alcançou a marca das 13 mil visualizações. “Tudo que aconteceu com ‘Princesa Paulista’ foi muito inesperado. Não há outra palavra para definir. Não só a composição, mas também a repercussão”, revelou.


(Reprodução/Instagram)


Com compartilhamentos e o grande engajamento do próprio fandom, Luna recebeu diversos comentários e palavras de incentivo para que pudesse produzir algo para o Spotify e outras plataformas digitais. Foi então que ela, junto ao produtor musical Alexandre Malaquias da SNI Produções, começaram o trabalho de produção da canção.

 

“Produzir o trabalho tirou um peso das minhas costas. Foi um alívio e muito especial porque eu estava tanto tempo tentando lançar uma música e não sabia o que fazer. Quando eu terminei de gravar no estúdio e vi o instrumental feito pelo meu produtor Malaquias, tive vontade de chorar. Pois é muito especial quando você vê algo que você produziu ali no cantinho do seu quarto e vê depois ela pronta”, disse Luna.


(Reprodução/Instagram)


O processo de recuperar a essência e a criação “por acaso” de Princesa Paulista

 

Com uma pegada que tem uma identidade de transportar qualquer um ao Rio de Janeiro, a melodia e harmonia de “Princesa Paulista” foi inspirada no ambiente carioca dos anos 60, da bossa nova, jovem guarda e Tom Jobim. Dessa forma, nasceu o casamento perfeito entre a representatividade da identidade das batidas de um Rio antigo com a expressividade da letra. Porém, não foi fácil chegar até o final. Luna tem costume de ouvir e compor músicas internacionais, principalmente com uma mensagem de superação em temas fortes sobre bullying e depressão, que foram situações que a cantora já enfrentou.

 

Mas, neste trabalho em específico, ela queria trazer algo que pudesse trazer um sentimento de paz. Para isso, ela precisou recorrer ao seu passado adolescente, e que fala muito sobre infância e a pureza desta fase. Depois de recorrer a tantas coisas para recuperar sua essência, ela voltou a ler as fanfics, que era um costume rotineiro em sua vida adolescente. Daí foi a porta para achar “Vidigal” e ter a inspiração que lhe faltava.

 

“E eu estava muito perdida neste período, pois eu fiquei pensando no que eu faria para voltar a minha primeira essência. E eu comecei a ter os mesmos hábitos que eu tinha. Então eu comecei a comer os doces, assistir os vídeos antigos que eu gostava e também voltar a ler fanfic. Então eu resgatei meu passado adolescente para conseguir trabalhar isso e me inspirar a escrever mais”, explicou.

 

Além de trazer pontos críticos e trabalhar tantos pontos sociais importantes, a música tem o poder de funcionar com uma espécie de “anastesia”. E sobre “Princesa Paulista”, muitas pessoas que já ouviram afirmam que a canção traz um sentimento de paz e de despreocupação, mesmo em um tempo tão difícil de pandemia e outros problemas diversos.

 

“Eu sempre procuro passar nas minhas músicas uma mensagem de que vai valer a pena para quem ouvir. Eu escrevi a música e não esperava que iria passar um sentimento tão bom nas pessoas que ouvem. E o que mais as pessoas falaram era que elas sentiram paz com a canção. E é isso que procuro, que as pessoas se sintam bem”, finalizou.

 

Com mais de 1,2 milhão de seguidores no Tik Tok, “Princesa Paulista” marca a primeira composição autoral da cantora catarinense Luna Di. A música será lançada nas plataformas digitais na próxima sexta-feira (16).

 

Acompanhe o trabalho de Luna Di no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC4cLmGQfak17pVYEcDuaq4A

 

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@lunadimusic?

 

Twitter: https://twitter.com/lunadimusic

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo