Música

Artistas adotam medidas em turnê para ajudar o planeta

O cantor Ed Sheeran e a banda Coldplay anunciaram mudanças em processos de produção e hábitos dos seus shows para diminuir os impactos ambientais no planeta.

05 Fev 2022 - 17h10 | Atualizado em 05 Fev 2022 - 17h10
Artistas adotam medidas em turnê para ajudar o planeta Lorena Bueri

Ed Sheeran, um dos maiores astros musicais, vem estando mais atento às questões climáticas e está trazendo atitudes sustentáveis para a sua carreira. O britânico anunciou, no final do ano passado, que comprou vários terrenos no Reino Unido para o seu projeto de replantar árvores no país. "Estou recuperando o máximo possível do Reino Unido. Eu amo meu condado e amo a vida selvagem e o meio ambiente", o cantor comenta.

Sheeran completa, para a BBC London: "Sinto que vou ter minha cabeça arrancada sempre que disser isso, pois meu trabalho não é extremamente sustentável quando vou tocar nas cidades, mas estou tentando o meu melhor". O plano do artista começou a acontecer após as gravadoras Warner Music, Sony Music e Universal Music assinarem um pacto para diminuir a emissão de carbono.

Para a sua turnê de 2022, Ed também decidiu que vai diminuir o uso de aviões. Em uma parceria com a VW, o cantor irá usar uma van elétrica para viajar até as cidades onde irá se apresentar. A série de shows vai começar em abril, em Dublin, e termina na Alemanha, em junho. O cantor também já fez outras mudanças na sua rotina: ele possui uma colméia em casa, para ajudar na polinização. Durante o período de isolamento social, o cantor montou uma estufa em casa, junto com sua esposa, Cherry Seaborn, onde plantam várias comidas orgânicas.


Ed Sheeran e a sua esposa, Cherry Seaborn (Foto: Reprodução/Youtube)


Outro artista que está tomando medidas para impedir grandes impactos da natureza é Chris Martin, vocalista da banda Coldplay. A banda, em sua turnê de 2022, terá uma diminuição em 50% na emissão de gás carbônico. Eles também vão dar apoio financeiro a estudos e projetos de tecnologia que emitem menos carbono do que a série de shows. A banda também se comprometeu a plantar uma árvore a cada ingresso vendido.

Para as apresentações, eles usarão sistemas de energia solar e combustíveis sustentáveis. Em parceria à BMW, eles desenvolveram uma bateria recarregável, que vai fornecer energia para o show de maneira renovável. "Nós podemos abastecer a bateria com múltiplas fontes, como óleo de cozinha usado em restaurantes, energia solar, energia cinética dos fãs, entre outros", comentou o site da banda.


Coldplay (Foto: Divulgação/Coldplay)


A fim de compensar as viagens de avião, a banda se comprometeu a pagar uma taxa extra para usar um combustível sustentável, que pode reduzir as emissões em até 80% comparados ao combustível de avião padrão. No palco, as estruturas que serão utilizadas vão ser compostas de materiais leves, reutilizáveis e recicláveis.

 

Foto destaque: Ed Sheeran. Jeff Spicer/Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo