Alpine renova com Colapinto para 2026

O piloto argentino foi confirmado pela equipe francesa para a próxima temporada como titular, Franco ainda não pontuou no campeonato

07 nov, 2025
O argentino será companheiro de Gasly em 2026 | Reprodução/Instagram/@fracolapinto
O argentino será companheiro de Gasly em 2026 | Reprodução/Instagram/@fracolapinto

O argentino Franco Colapinto teve seu futuro finalmente definido na Fórmula 1. Minutos antes do início das atividades do GP de São Paulo, o piloto pôde caminhar pelo circuito de Interlagos com a certeza de que permanecerá na categoria. A Alpine anunciou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (7), a renovação de contrato com o jovem de 22 anos, garantindo sua vaga para a próxima temporada.

Tenho acompanhado o progresso do Franco ao longo da sua trajetória na Fórmula 1 e sempre acreditei que ele tem as qualidades e o potencial necessários para ser um piloto de ponta, capaz de crescer junto com a equipe. Nossa decisão de continuar juntos até 2026 é uma demonstração clara do nosso compromisso e confiança no desenvolvimento dele”, declarou Flavio Briatore, chefe da equipe francesa.

Com a dupla formada por Pierre e Franco, temos uma boa combinação de experiência, velocidade e talento que ajudará a impulsionar a Alpine — e, esperamos, dará aos fãs algo para torcer e comemorar na próxima temporada”, completou.


Breaking do anúncio da renovação de Colapinto (Foto: reprodução/X/@F1)


Evolução mesmo sem pontuar

Promovido ao posto de titular no início da temporada de 2025 para substituir Jack Doohan, Colapinto ainda não pontuou no campeonato. Mesmo assim, sua evolução chamou a atenção da diretoria da Alpine.

Em setembro, Briatore chegou a afirmar ao site The Race que havia dúvidas entre manter o argentino ou promover Paul Aron, piloto reserva e terceiro colocado na Fórmula 2 em 2024. No fim, o desempenho consistente e o crescimento de Colapinto dentro da equipe pesaram a seu favor.

Outro fator decisivo foi o bom retrospecto em duelos diretos com Pierre Gasly. Apesar das limitações do carro, o argentino superou o companheiro em seis das 14 corridas até aqui, além de obter vantagem em diversas sessões de classificação.


Franco Colapinto e Pierre Gasly durante o Gp do Azerbaijão (Foto: reprodução/Mark Thompson/Getty Images Embed)


Foco no presente e aprendizado constante

Mesmo diante das dificuldades da Alpine, última colocada no Mundial de Construtores, Colapinto demonstra maturidade e foco. Antes da renovação ser confirmada, o argentino já destacava a importância de pensar “corrida a corrida”:

Não sei o que vai acontecer no futuro, estou pensando prova a prova. Tento me manter focado neste fim de semana. Correr no Brasil é sempre especial pra mim. A torcida faz um grande esforço pra vir aqui, e eu quero retribuir isso com um bom resultado”, disse o piloto.

A etapa brasileira tem um significado especial para Colapinto: foi em Interlagos que ele estreou na Fórmula 1, em 2024, sob forte chuva — condição que pode se repetir neste fim de semana.

Aprendi muito naquela corrida. Foi a primeira vez que pilotei nessas condições, com a pista completamente molhada. Foi uma experiência difícil, mas muito valiosa. Agora sei o que esperar e estou mais preparado”, destacou o argentino.

Franco Colapinto será uma das atrações do GP de São Paulo, a 21ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, marcada para domingo, às 14h (de Brasília), no Autódromo de Interlagos.
Com contrato renovado e apoio crescente dos fãs, o argentino entra no fim de semana com moral elevada e o desafio de continuar provando que merece o espaço conquistado no grid.

Mais notícias