Leonardo DiCaprio fala sobre ações climáticas e destaca papel do Brasil na COP 30

O ganhador do Oscar cobra ação dos líderes mundiais e anuncia investimento milionário, além de reforçar papel do Brasil na preservação da Amazônia

05 nov, 2025
Leonardo Dicaprio | Reprodução/Jamie McCarthy/Getty Images Embed
Leonardo Dicaprio | Reprodução/Jamie McCarthy/Getty Images Embed

O ganhador do Oscar de melhor ator e ativista ambiental, Leonardo DiCaprio fez um apelo por ações mais efetivas na luta contra as mudanças climáticas, ao comentar, nesta terça-feira (4), sobre a realização da COP 30 no Brasil. Em postagem no Instagram, o artista destacou a relevância da Amazônia para o equilíbrio ambiental do planeta e alertou para os riscos do desmatamento.

DiCaprio alerta para a urgência de ações contra a crise climática

Marcada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA), a COP 30 será a primeira conferência do clima realizada na Amazônia. O local escolhido reforça a importância do bioma nas discussões ambientais globais. Em sua fala, DiCaprio observou que, ao longo dos últimos 40 anos, a expansão da agropecuária tem sido o principal fator de destruição da floresta.

O ator alertou que setores como o agronegócio, a mineração e a exploração de petróleo vêm provocando a devastação de milhões de hectares de ecossistemas essenciais ao planeta. Ele ressaltou que as comunidades indígenas têm mostrado que a convivência harmônica com a natureza pode representar uma das soluções mais eficazes para os desafios ambientais e climáticos atuais.


publicação de leonardo dicaprio no instagram

Publicação de Leonardo DiCaprio sobre a Cop30 (Foto: reprodução/Instagram/@leonardodicaprio)


Durante o discurso, o ator e ativista anunciou que a Re:wild, organização ambiental da qual é cofundador, comprometeu-se a investir mais de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões) em ações de proteção a terras indígenas e florestais. Ele destacou ainda a importância de que os participantes da COP 30 assegurem mecanismos de financiamento contínuo, como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, para apoiar comunidades que atuam na defesa dos biomas.

Earthshot Prize reúne grandes nomes no Rio

No dia 5 de novembro, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, receberá o Earthshot Prize, premiação global criada pelo príncipe William para reconhecer iniciativas voltadas à preservação ambiental. Conhecido como o “Oscar da Sustentabilidade”, o evento reunirá personalidades internacionais e artistas brasileiros, entre eles Anitta, Gilberto Gil e Seu Jorge.

COP 30

Criada no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a COP é considerada um dos principais fóruns de negociação internacional voltados à mitigação das mudanças climáticas. O evento reúne 198 países signatários e conta com a colaboração do Protocolo de Quioto (CMP), do Acordo de Paris (CMA) e de órgãos especializados em assessoria técnica e científica.
A realização da conferência em Belém destaca o papel da Amazônia e do Brasil nas discussões globais sobre o futuro do clima e reforça a necessidade de medidas concretas de preservação ambiental.

Mais notícias