Palmeiras consegue virada histórica sobre LDU e vai à final da Libertadores
Verdão se impõe do início ao fim e reverte placar sofrido em Quito; equipe de Abel Ferreira volta à decisão da competição após quatro anos
 
			Uma noite para a eternidade no Allianz Parque. O torcedor do Palmeiras teve uma quinta-feira (30) para guardar na memória. Após sofrer uma dura derrota por 3 a 0 na partida de ida, em Quito, o alviverde fez 4 a 0 na LDU, em São Paulo, e confirmou sua volta à grande final da Libertadores, quatro anos depois.
Os gols da partida foram marcados por Sosa, Bruno Fuchs e Raphael Veiga (duas vezes). Veiga, aliás, entrou na segunda etapa e mudou completamente o rumo do jogo, sendo eleito “Hero of the Match”, pela Conmebol.
Escalações
O Palmeiras entrou em campo no 3-4-3, escalado por Abel Ferreira com: Carlos Miguel; Murilo, Gustavo Gómez e Bruno Fuchs; Allan, Maurício, Andreas Pereira e Piquerez; Sosa, Flaco López e Vitor Roque.
Já a LDU, de Tiago Nunes, foi para o jogo no 3-5-2, com: Domínguez; Mina, Adé e Quinónez; Quintero, Cornejo, Gruezo, Villamil e Cuero; Alzugaray e Medina.
Primeiro tempo
Em desvantagem no placar agregado, o Verdão não teve outra opção a não ser buscar o ataque desde o início. A primeira boa chegada dos paulistas veio após cobrança de escanteio de Andreas, aos 4′, em que Vitor Roque subiu na segunda trave e cabeceou com perigo, por cima do gol de Domínguez.
A pressão palmeirense surtiu efeito aos 19′, quando Allan recebeu do lado direito e cruzou para Sosa, que deu um leve toque de cabeça para tirar qualquer chance de Domínguez e abrir o placar no Allianz: 1 a 0.
Apesar do gol sofrido, o experiente time equatoriano não deixou se abater e tentou esfriar os ânimos dos mandantes valorizando cada saída de bola e ganhando segundos preciosos.
Porém, aos 35′, Allan ganhou de quase toda a defesa equatoriana e serviu Vitor Roque. O centroavante ficou “mano a mano” com Mina e tinha o próprio Allan como opção de passe pela direita, além de Sosa, pela esquerda. Contudo, o camisa 9 optou pelo chute e acabou bloqueado pelo zagueiro da Liga, desperdiçando grande oportunidade de ampliar.
Mas o Palmeiras insistiu e foi premiado ainda na primeira etapa. Aos 49′, após cruzamento para a área, Vitor Roque escorou de cabeça, a defesa da LDU afastou mal e a bola sobrou para Bruno Fuchs, que finalizou de primeira, sem chances para Domínguez: 2 a 0 e muita festa na capital paulista.
Ver essa foto no Instagram
Bruno Fuchs comemora segundo gol do Palmeiras (Foto: Reprodução/Instagram/@palmeiras)
Segundo tempo
O Alviverde voltou do intervalo com a mesma equipe que terminou o primeiro tempo. Já a LDU, retornou com Pastrán, na vaga do lesionado Alzugaray.
Precisando de mais um gol, o Palmeiras seguiu intenso e pressionando a equipe de Tiago Nunes. Logo aos 3′, Piquerez cruzou na cabeça de Flaco López, que obrigou Domínguez a fazer grande defesa no contrapé, para evitar o terceiro gol palmeirense.
Abel Ferreira decidiu mexer na equipe aos 19′. Raphael Veiga e Felipe Anderson entraram nas vagas de Maurício e Sosa. E na primeira oportunidade, Veiga obrigou o goleiro da LDU a fazer outra grande defesa, após cobrança de falta, aos 20′.
Mas o camisa 23 estava destinado a brilhar. Três minutos depois, ele lançou Vitor Roque, que arrancou e devolveu açucarada para o meia dominar e só tirar de Domínguez: 3 a 0 e tudo igual no placar agregado.
Acuada, a Liga de Quito se viu sem resposta à pressão dos brasileiros. Aos 31′, Veiga apareceu novamente e lançou Felipe Anderson, que dominou, cortou para o pé direito e finalizou, mas o goleiro equatoriano fez boa defesa.
Porém, a noite era mesmo de Raphael Veiga. Aos 34′, Allan fez uma linda jogada individual pela direita, invadiu a área e foi derrubado por Gruezo, pênalti. Na cobrança, o camisa 23 chutou forte, no meio do gol: 4 a 0 e virada histórica no placar agregado.
Ver essa foto no Instagram
Raphael Veiga foi o herói da classificação alviverde (Foto: Reprodução/Instagram/@palmeiras)
A pressa mudou de lado. Pela primeira vez em desvantagem no confronto, a Liga precisou partir para cima na tentativa de buscar um gol para levar a decisão aos pênaltis. Porém, com todas as dificuldades de trocar passes e criar jogadas, os equatoriano não tiveram força para alcançar o objetivo.
Palmeiras 4X0 LDU melhores momentos (Vídeo: Reprodução/Youtube/ESPN Brasil)
No apito final, uma festa incrível da torcida palmeirense no Allianz. O Palmeiras está de volta à final da Libertadores, após uma virada épica.
Quatro anos depois
O torcedor alviverde vai voltar, após quatro temporadas, a saborear o gosto de estar numa decisão de Libertadores. Após três eliminações consecutivas no Allianz Parque, o Verdão retorna ao grande palco continental no dia 29 de novembro.
A partida será diante de um adversário que traz ótimas lembranças ao torcedor palmeirense, o Flamengo. Em 2021, o Palmeiras conquistou seu terceiro título da competição ao derrotar os cariocas por 2 a 1, na grande final.
Ver essa foto no Instagram
Palmeiras vence Flamengo e conquista a Libertadores 2021 (Foto: Reprodução/Instagram/@palmeiras)
Eliminações dolorosas no período
Após a conquista em 2021, o torcedor do Palmeiras passou por situações dolorosas na competição. A equipe de Abel Ferreira sofreu três eliminações seguidas no seu estádio nesse período, sendo duas delas nessa mesma fase semifinal.
Em 2022, o algoz foi o Athletico-PR na semifinal. Após uma derrota por 1 a o em Curitiba, o Palmeiras chegou a estar vencendo por 2 a 0 em São Paulo, mas cedeu o empate ao Furacão e se despediu com um placar agregado de 3 a 2 para os paranaenses.
Em 2023, a eliminação foi para o Boca Juniors também na semi. Depois de um empate sem gols em La Bombonera e nova igualdade no Allianz (1 a 1), a equipe paulista acabou eliminada na disputa de pênaltis (4 a 2), com brilho do goleiro Romero.
Por fim, em 2024, o adeus precoce se deu nas oitavas, diante do Botafogo. Os cariocas venceram a partida de ida no Nilton Santos por 2 a 1 e seguraram um eletrizante empate por 2 a 2 no Allianz, se classificando no placar agregado por 4 a 3.
Calendário
A grande final da competição será apenas no final do próximo mês. Enquanto isso, o Verdão volta suas atenções para a disputa do título brasileiro. A equipe de Abel Ferreira lidera o Brasileirão com 62 pontos e tem pela frente o Juventude, no próximo domingo, às 18h30min (de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias.
O Palmeiras busca a “dobradinha”, com a conquista do Brasileirão e da Libertadores no mesmo ano. Feito que apenas Santos (em 1962 e 1963), Flamengo (2019) e Botafogo (2024) realizaram na história do futebol brasileiro.

 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															