Patrick de Paula detalha período no Botafogo e faz revelação surpreendente

Primeiro grande investimento da SAF Alvinegra afirmou que as coisas aconteceram muito rápidas e confiança foi se perdendo ao longo do caminho

23 out, 2025
Patrick de Paula | Reprodução/X/@Botafogo
Patrick de Paula | Reprodução/X/@Botafogo

O volante Patrick de Paula fez uma confissão sobre sua mudança do Palmeiras para o Botafogo. O jogador chegou em 2022 com status de ser o grande nome do início de projeto da SAF do Glorioso, liderada pelo americano John Textor.

“Pk” (como era conhecido pela torcida) declarou que quando recebeu a proposta para ser o principal nome do Alvinegro Carioca, se sentiu pronto e confiante. Porém, com o passar do tempo, começou a sentir o peso de ser a maior contratação de um dos maiores clubes do país.

Desafios da mudança

Patrick, que atualmente defende o Estoril de Portugal, em um empréstimo que tem duração até junho de 2026, confessou que sua chegada ao clube carioca foi cercada de expectativas por todos, interna e externamente. Essa pressão foi se tornando um desafio cada vez maior para o jogador, que não trabalhava bem o psicológico e percebeu não estar pronto para sustentar.

“Tudo aconteceu rápido demais. Achei que conseguiria ter essa responsabilidade, mas não estava. Na época não trabalhava meu mental e achei que estava preparado, mas foi difícil controlar aquilo tudo”, disse o ex-camisa 6 do Bota.

O atleta, que fez parte do elenco campeão da Libertadores pelo Botafogo em 2024, atuou por 58 partidas e marcou 7 gols no clube carioca, incluindo na edição 2025 da competição continental.


Gol de Patrick de Paula pelo Botafogo na Libertadores 2025 (Vídeo: Reprodução/Youtube/Futebol Nostálgico)

“Pk” saiu do Palmeiras (onde também conquistou a América em 2021) como uma das grandes revelações da equipe paulista, porém, sem o status de principal jogador do elenco Alviverde. Segundo o volante, essa mudança de patamar ao chegar no Rio de Janeiro pesou demais sobre seus ombros.

Lesões agravaram situação

Outro ponto negativo destacado por Patrick de Paula em sua passagem pelo Botafogo, foram as lesões. O jogador sofreu uma grave contusão no joelho durante o Campeonato Carioca de 2023 e ficou afastado dos gramados por mais de um ano.

Além dessa lesão, o volante sofreu uma paralisia facial, conhecida como “Paralisia de Bell”, o que obrigou Patrick a buscar uma ajuda psicológica para se restabelecer como atleta e voltar a atuar pelo Botafogo, após retornar de empréstimo do Criciúma, onde esteve emprestado durante o segundo semestre de 2024.

Agora em Portugal, o atleta busca uma retomada na carreira. Emprestado até junho de 2026, “Pk” tem retorno previsto ao clube de General Severiano ao fim do contrato com o Estoril, mas a diretoria Alvinegra não descarta uma nova negociação, caso cheguem novas propostas.

Mais notícias