Papa Leão XIV se mostra preocupado com às políticas dos EUA sobre imigrantes

Deportações em massa propostas por Trump podem reduzir salários, afetar o PIB e ampliar o déficit dos EUA, segundo análise da Penn Wharton

08 out, 2025
Papa Leão XIV | Repodução/	ALBERTO PIZZOLI/Getty Imagens Embed
Papa Leão XIV | Repodução/ ALBERTO PIZZOLI/Getty Imagens Embed

Durante uma visita dos Bispos dos Estados Unidos ao Vaticano realizada nesta quarta-feira (8), o papa Leão XIV disse que eles devem ser firmes quanto como os imigrantes vêm sendo tratados pelo presidente americano Donald Trump e suas políticas.

O pontífice, recebeu diversas cartas que relatam o medo dos imigrantes de serem deportados diante das políticas do governo de Trump durante a reunião com os bispos, assistentes sociais da fronteira entre EUA e México.

O bispo de El Paso, Mark Seitz, citou que o Santo Padre está preocupado com essas questões e diz que ele deixou claro seu desejo de que a Conferência Episcopal dos EUA falasse com mais firmeza sobre estas questões.

Críticas do papa ao governo americano

Nas últimas semanas foi possível observar que a críticas de Leão XIV ao governo americano aumentou.

No dia 30 de setembro, o papa criticou as políticas de imigração do presidente Donal Trump, seu questionamento é se se as políticas anti-imigração seguem os ensinamentos pró-vida da Igreja Católica, em comentários que provocaram uma reação acalorada de alguns católicos conservadores proeminentes.


Papa Leão XIV critica tratamento de imigrantes nos EUA (Vídeo:reprodução/YouTube/@AgoraBrasilTVMeio)

A Casa Branca afirmou que a eleição de Trump se deu, em parte, por suas diversas promessas de campanha, entre elas a de deportar imigrantes ilegais com antecedentes criminais.

“Alguém que diz que é contra o aborto, mas concorda com o tratamento desumano de imigrantes nos EUA, não sei se isso é pró-vida”, disse o pontífice a jornalistas do lado de fora de sua residência nesta terça-feira (30).

Política migratória de Trump

Uma análise do Modelo Orçamentário da Penn Wharton, indica que a política de deportações em massa proposta pelo presidente dos Estados Unidos poderia reduzir os salários da maior parte dos trabalhadores, impactar negativamente o PIB e ampliar ainda mais o déficit federal.


Nova politica de imigração de Trump e seus impactos (Vídeo: reprodução/YouTube/@Itatiaiaoficial)

Segundo Kent Smetters, professor de economia empresarial e políticas públicas da Wharton School, a economia norte-americana sofreria com a saída de grande parte da força de trabalho, já que menos pessoas trabalhando resultariam em menor produção econômica.

Durante a campanha de 2024, Trump afirmou que pretende implementar o maior programa de deportação doméstica da história dos EUA, com a meta de expulsar milhões de imigrantes.

Mais notícias