Campanha de Tiago Leifert e Daiana Garbin alerta sobre câncer ocular infantil

Campanha “De Olho Nos Olhinhos”, criada por Tiago Leifert e Daiana Garbin, alerta sobre retinoblastoma infantil e importância do diagnóstico rápido

20 set, 2025
Tiago Leifert e Daiana Garbin em campanha 'De olho nos olhinhos' | Reprodução/Instagram/@tiagoleifert
Tiago Leifert e Daiana Garbin em campanha 'De olho nos olhinhos' | Reprodução/Instagram/@tiagoleifert

A 4ª edição de “De Olho Nos Olhinhos” já começou e busca conscientizar os pais e mães do Brasil a respeito do câncer ocular infantil. A iniciativa vinda de Tiago Leifert e Daiana Garbin começou em 2022 após a experiência que tiveram com a filha Lua, inspirando-os a mover uma campanha de alerta com instruções para prevenção e cuidados. O casal revelou momentos preocupantes ao lado da filha e liberou um recado de atenção aos sintomas causados pela doença.

Sobre o que se trata ‘De Olho Nos Olhinhos’

Nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, foi o dia nacional de conscientização do retinoblastoma, um tipo de câncer infantil e pouco conhecido que afeta as células da retina de crianças de 0 a 5 anos.

Pensando nisso, a campanha solidária ‘De Olho Nos Olhinhos’ é um projeto de caráter informativo e foi criada visando atingir o máximo de pessoas que não conheçam, para ficarem atentos com os possíveis casos ao redor.


 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Daiana Garbin (@garbindaiana)

Tiago Leifert, Daiana Garbin e Lua (Fotos: reprodução/Instagram/@garbindaiana)

“Chegamos tarde ao diagnóstico e ao tratamento, o caso da Lua era bem avançado quando descobrimos.”, relatou Daiana. Tiago Leifert acrescentou que perderam muito tempo entre os primeiros sintomas e a consulta que decretou a condição da filha. A iniciativa se deu por Lua, aos 11 meses, apresentar um sintoma característico, semelhante à de uma bola branca em sua pupila, onde o pai afirma ter perguntado a diversas pessoas que negavam conseguir ver o mesmo.

O retinoblastoma é classificado em grupos de risco de A a E conforme a Classificação Internacional para Retinoblastoma Intraocular, que se baseia na extensão do tumor e na probabilidade de salvar o olho.

Hoje, com a grande repercussão da campanha, o casal reflete que apesar da grande relevância ainda possuem bastante trabalho, considerando que casos avançados de maior dificuldade de recuperação ainda precisam ser diminuídos. O maior objetivo é de zerar o número de óbitos relacionados ao câncer ocular, afirma Daiana, mas para isso, é necessário que o diagnóstico seja rápido, e para que todos fiquem ‘De Olho Nos Olhinhos’, avisou Tiago.


 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Daiana Garbin (@garbindaiana)

'De olho nos olhinhos' atende 900 crianças em 2025 (Fotos: reprodução/Instagram/@garbindaiana)

O choque dos pais e a origem da campanha

Apesar de ter notado o reflexo esbranquiçado em seu olho, Tiago conta em episódio do podcast ‘Flow’ em 2023, ter entrado em pânico quando em outro momento observou um dos olhos da filha chacoalhar. Motivado por isso, ele lembra de ter rapidamente se movido ao oftalmologista.

O narrador da SBT revelou que a filha se encontrava com o grupo E em ambos os olhos. Foi quando se iniciou uma árdua batalha entre os pais e a doença fatal. Inspirada pela preocupação e sensação de desespero causada pelo diagnóstico tardio, nasceu o ‘De Olho Nos Olhinhos’. Campanha que hoje já impactou mais de 150 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Mais notícias