Vasco apostará no “Dinizismo” para vencer o Flamengo no Brasileirão

Experiência do técnico Fernando Diniz, que comandou equipes que triunfaram sobre o Rubro-Negro nos últimos jogos, será crucial neste domingo (21)

20 set, 2025
Fernando Diniz, atual técnico do Vasco da Gama | Reprodução/Instagram/@timediniz
Fernando Diniz, atual técnico do Vasco da Gama | Reprodução/Instagram/@timediniz

O estádio do Maracanã será palco neste domingo (21) de mais um “Clássico dos Milhões” entre Flamengo e Vasco. A partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro marca o reencontro do atual técnico cruzmaltino Fernando Diniz com a equipe rubro-negra, que sucumbiu às equipes que seguiram o “Dinizismo” ao pé da letra em campo.

Dinizismo em alta

Quando se fala no clássico entre Flamengo e Vasco, a rivalidade entre os times perdura há mais de 100 anos. No futebol dos dias atuais, o time da Gávea conquistou títulos e campeonatos de grande relevância, ao contrário do cruzmaltino, que amarga um longo jejum sem conquistas de peso. Contudo, para a partida deste domingo (21), o Vasco da Gama contará com a experiência do técnico Fernando Diniz e seu “Dinizismo”.

Contratado pelo Vasco em maio deste ano, o time comandado por Diniz está oscilando no Campeonato Brasileiro, mas eliminou na última semana, o Botafogo pelas quartas de final da Copa do Brasil e avançou para a próxima fase da competição. Revigorada, a equipe pretende mais um triunfo em campo, e desta vez, contra seu maior rival.

Nos últimos seis anos, Fernando Diniz tem boas memórias contra o Flamengo em campo. O histórico das equipes que comandou venceu o rubro-negro sete vezes, em um total de 24 confrontos. Além disso, empatou outras sete vezes e perdeu dez confrontos. Estes números fazem do técnico, o comandante que mais venceu o atual líder do Campeonato neste período. O “Dinizismo” teve efeito positivo no Cruzeiro, Fluminense, Santos e São Paulo desde 2019 contra o Flamengo.


Fernando Diniz e Phillipe Coutinho
Fernando Diniz e Phillipe Coutinho comemoram em campo (Foto: reprodução/Instagram/@timediniz)

Jejum do Vasco no Maracanã

Apesar da experiência positiva do técnico Fernando Diniz contra o Flamengo, o Vasco precisa reverter o histórico negativo de partidas disputadas no Maracanã, já que não venceu as 12 últimas partidas que disputou no local. A última vitória foi contra o Atlético Mineiro por 1 a 0, em agosto de 2023. A derrota mais recente foi contra o Fluminense por 2 a 1 no Campeonato Brasileiro.

Amargando 25 meses sem vitórias no Maracanã, o recorde anterior era de 14 meses, entre 2021 e 2022. Após as obras de reforma do estádio, em 2013, o jejum foi de apenas cinco jogos, entre 2019 e 2020. Para a partida deste domingo (21) às 17h30, o Vasco da Gama precisará unir a experiência de Fernando Diniz com a vontade de vencer seu maior rival histórico e se afastar mais ainda da zona de rebaixamento para se manter na elite do futebol nacional.

Mais notícias