GP do Azerbaijão: Verstappen conquista pole em classificação memorável

Tetracampeão enfrentou vento em Baku, mas se manteve firme; Sainz garantiu a segunda posição inédita com a Williams, enquanto Lawson larga em terceiro

20 set, 2025
Max Verstappen i Reprodução/Instagram/@verstappencom
Max Verstappen i Reprodução/Instagram/@verstappencom

O tetracampeão Max Verstappen garantiu sua sexta pole position na temporada 2025 da Fórmula 1 durante o GP do Azerbaijão, cravando 1min41s117. A classificação deste sábado (20) foi marcada por grande confusão, com sete pilotos se envolvendo em acidentes, incluindo Charles Leclerc, pole nas quatro edições anteriores, e Oscar Piastri, líder do campeonato.

A sessão registrou seis bandeiras vermelhas, superando o número de interrupções da corrida em Monza. Entre os 13 pilotos que completaram a classificação, Max Verstappen se destacou e larga ao lado de Carlos Sainz, que se beneficiou da confusão, e Liam Lawson completa o top 3 na terceira colocação. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 13º.

Desempenho de Gabriel Bortoleto

Apesar de sobreviver ao caos da classificação, Gabriel Bortoleto teve uma sessão discreta. Ele iniciou o Q1 em 18º, subiu para 13º em nova tentativa e garantiu vaga no Q2. No entanto, não conseguiu uma volta ideal no segmento intermediário e foi eliminado em 13º. Mesmo assim, o calouro da Sauber terminou à frente do colega Nico Hülkenberg, que ficou em 17º.

A maioria dos pilotos optou pelo pneu médio, embora os macios sejam quase padrões em classificações. A fornecedora oficial da F1 trouxe a gama mais macia para o Azerbaijão, e as temperaturas da pista permaneceram baixas neste sábado, tornando mais difícil encontrar a janela ideal para os pneus.


Gabriel Bortoleto no Circuito de Baku (Foto: reprodução/ OZAN KOSE/ Getty Images Embed)

Saiba como foi a classificação em Baku

Q1

O Q1 sofreu três interrupções por bandeiras vermelhas, totalizando cerca de 23 minutos de paralisação. A primeira aconteceu quando Alexander Albon (Williams) bateu na curva 1, resultando em sete minutos de suspensão da sessão.

Cinco minutos depois, a segunda bandeira vermelha foi acionada após Nico Hülkenberg bater de frente na curva 4, pausando novamente a disputa em Baku. Por fim, nos momentos finais, Pierre Gasly passou reto na mesma curva, e pouco depois seu companheiro de Alpine, Franco Colapinto, colidiu contra o muro do mesmo trecho.

Entre bandeiras vermelhas e verdes, Leclerc iniciou o segmento na liderança, seguido por Verstappen. Sua marca foi superada pelo companheiro de Ferrari, Hamilton, que tinha Piastri em segundo, a apenas 0s018 de distância com pneus médios.

Nos dois minutos finais, Russell superou Hamilton na tabela de tempos, mas logo foi ultrapassado por Leclerc e, em seguida, por Norris. Verstappen chegou mais próximo do inglês, ficando a apenas 0s009 com pneus médios.

Q2

Quatro minutos após a liberação da pista, enquanto os pilotos ainda aqueciam os pneus, Oliver Bearman provocou a quarta bandeira vermelha da classificação ao bater na entrada da curva 2.

Com a sessão retomada, Norris assumiu a liderança, seguido por Russell, que logo foi superado por Piastri. Na bandeirada, Verstappen, usando pneus médios, ultrapassou a dupla da McLaren por 0s1.

Também com pneus médios, Gabriel Bortoleto registrou o sexto tempo entre os seis pilotos com volta cronometrada, mas acabou caindo para 14º; nos segundos finais, conseguiu subir apenas uma posição. Hamilton, em 12º, abortou sua última tentativa, confirmando sua eliminação precoce.

Q3

Nos primeiros oito minutos, apenas Sainz, Lawson e Hadjar conseguiram registrar voltas rápidas, com o espanhol liderando usando pneus médios. Pouco depois, Leclerc passou reto na curva 15 e colidiu de frente com a barreira macia, acionando mais uma bandeira vermelha.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Batida de Charles Leclerc (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)

O acidente coincidiu com a chegada da chuva, e pilotos como Verstappen e Antonelli reclamaram das condições escorregadias da pista. Após 14 minutos sob a sexta bandeira vermelha, Piastri bateu de frente no soft wall da curva 3, gerando uma pausa de 13 minutos. A sessão foi retomada com cerca de três minutos restantes.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Batida de Oscar Piastri (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)

Sainz e Lawson marcaram suas voltas primeiro, mas Verstappen superou o espanhol da Williams em sua única tentativa, garantindo a pole position.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Carlos Sainz, Max Verstappen e Lian Lawson (Foto: reprodução/Instagram/@f1)

Classificação

Saiba como foi o grid classificatório para a 17ª etapa da temporada no Circuito de Baku.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Classificação do treino classificatório: GP do Azerbaijão (Foto: reprodução/Instagram/@f1)

GP do Azerbaijão: horários e transmissão na TV

A corrida terá início às 8h (horário de Brasília). A Band transmite a prova e a classificação na TV aberta, enquanto o Bandsports exibe os treinos e a classificação na TV fechada, garantindo cobertura completa para os fãs da Fórmula 1.

Mais notícias