Apple lança duas atualizações para iPhones fabricados a partir de 2019
Companhia lança os softwares iOS 26 e iOS 18.7 disponíveis para aparelhos a partir do modelo SE de segunda geração; usuários relatam transtornos no download

A Apple lançou na última segunda-feira (15) duas atualizações para modelos de iPhone cuja fabricação data a partir de 2019. A empresa garante que os aparelhos continuarão funcionando normalmente caso não sejam atualizados, mas não apresentarão recursos e serviços de segurança mais recentes.
O software iOS 26 apresenta um novo design moderno chamado Liquid Glass e muitos recursos novos, contudo não funciona em todos os aparelhos. Já o iOS 18.7 é a opção para quem não pode utilizar o iSO 26.
iPhones compatíveis
Os modelos lançados em 2018 (iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR) não suportam a versão iOS 26, mas podem utilizar a versão iOS 18.7. Modelos fabricados a partir de 2019 até setembro de 2026 são compatíveis com o software iOS 26.
Alguns usuários têm reclamado, no entanto, do tamanho do aquivo (14 GB para o iOS 16) e da demora em baixá-lo.
Tim Cook, CEO da Apple, no lançamento do iPhone 17 em setembro de 2025 (Foto: reprodução/Justin Sullivan/Getty Images Embed)
Transtornos no download
Após o lançamento do sotfware, usuários reclamaram que a versão está levando a um consumo mais rápido da bateria dos smartphones. A companhia afirmou que o impacto de uma grande atualização na duração da bateria é normal e será temporário.
A empresa explicou que o consumo se deve ao fato do novo sistema operacional indexar dados e arquivos para busca, baixar novos recursos e atualizar aplicativos em segundo plano.
Usuários utilizaram a rede social Reddit para compartilhar os transtornos durante e após a atualização. Alguns disseram sofrer problemas com conectividade e internet, outros alegaram que o Safari (sistema de buscas da Apple) não funcionaria corretamente.
Outra reclamação seria com o teclado, que estaria desalinhado e fazendo com que o preenchimento à direita basicamente desapareça. Outro ponto seria a personalização das cores dos aplicativos que, com a atualização para o iOS 26, estariam acinzentados.
Anúncio da tecnologia Liquid Glass em evento realizado pela Apple em junho de 2025 (Foto: reprodução/Justin Sullivan/Getty Images Embed)
Liquid Glass
O visual do novo design da Apple foi feito utilizando de um material denominado Liquid Glass, que combina as qualidades ópticas do vidro com fluidez. O material é translúcido, possui efeitos de profundidade e sua cor se adapta ao conteúdo ao redor e muda de forma inteligente entre ambientes claros e escuros.
Com o recurso, a fluidez da tela também acontece na tela de bloqueio, com o chamado “fluxo de tempo”. Ao escolher uma imagem, os componentes também se integram aos demais elementos, como o relógio e as notificações do aparelho.