COP30 tem menos de 50 países confirmados para o evento e preços preocupam
Quantidade de países com presença garantida preocupa; Brasil recusa pagar hospedagem de delegações na COP30, mas apoia que a ONU aumente subsídio para países mais vulneráveis

A menos de 80 dias para o evento, o Brasil divulgou nesta sexta-feira (22) que, além de ter menos da metade dos países participantes, 47 de 196, eles vivem pressões por preços altos das hospedagens na COP30. Em reunião com representantes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), o governo brasileiro reforçou que não poderá arcar com os custos de hospedagem de delegações estrangeiras durante a COP30, agendada para acontecer em Belém, no Pará. Ainda assim, o país manifestou apoio à proposta de que a ONU amplie os subsídios para nações de menor desenvolvimento, proporcionando condições semelhantes às oferecidas em outras sedes brasileiras, como São Paulo ou Rio de Janeiro.
A ONU havia sugerido que o Brasil custeasse as hospedagens, além de uma quantia maior para nações desenvolvidas. O governo brasileiro, por meio da Casa Civil, deixou claro que esses valores são inviáveis, mas reforçou que os subsídios devem ser revistos pela própria organização, aumentando o auxílio oferecido.
Belém, Pará, onde ocorrerá a COP30 (Foto: reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed)
Logística e Força-Tarefa
Diante dos elevados preços e da escassez de hospedagens em Belém, o Brasil anunciou a criação de uma força-tarefa interministerial. Esse grupo envolverá os ministérios das Relações Exteriores, Turismo, Meio Ambiente e a Secretaria Extraordinária da COP30, com o objetivo de auxiliar delegações com menos recursos na confirmação e negociação de hospedagem, aproveitando conhecimento local como condomínios, imóveis disponíveis e parcerias logísticas. Vale destacar que 39 países conseguiram hospedagem pela plataforma e 8 fecharam um acordo direto com hotéis.
Apesar das dificuldades, o Brasil reitera que a COP30 seguirá em Belém como sede oficial, sem possibilidade de mudança. O país defende que cada delegação tenha acesso à hospedagem adequada e que seja considerada a disparidade entre os valores praticados em diferentes cidades, sendo justo que a ONU iguale as condições aos padrões oferecidos em capitais mais consolidadas.
Sobre a COP30
A COP30 é a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. É um grande encontro anual que reúne quase todos os países do mundo para negociar medidas de combate às mudanças climáticas. Nessas conferências participam chefes de Estado, ministros, diplomatas, cientistas, ONGs, ativistas e representantes do setor privado.
Tem como objetivos: Avaliar os avanços e dificuldades no cumprimento do Acordo de Paris (2015), que estabeleceu a meta de limitar o aquecimento global a bem menos de 2 °C, preferencialmente 1,5 °C; Negociar compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa; Discutir financiamento climático (recursos que países ricos destinam para apoiar nações em desenvolvimento); Debater adaptação, preservação ambiental e justiça climática. O evento está previsto para acontecer no Belém, Pará, ainda neste ano, no dia 21 de novembro.