Liverpool vence Bournemouth em Anfield na abertura da Premier League
Atual campeão leva susto da equipe sulista, mas se impõe em casa e soma a primeira vitória na luta pelo bicampeonato; torcida presta homenagens a Diogo Jota

A temporada 2025-2026 da Premier League começou oficialmente nesta sexta-feira (15). No lendário estádio de Anfield, em Liverpool, os atuais campeões da competição derrotaram o Bournemouth por 4 a 2.
O jogo foi marcado por homenagens ao português Diogo Jota, falecido recentemente (assim como o irmão André Silva) após acidente de carro.
Os gols da partida foram marcados por Ekitiké, Gakpo, Chiesa e Salah para os donos da casa, enquanto Semenyo fez os dois da equipe visitante. Com a vitória, o Liverpool larga na frente e soma os primeiros 3 pontos no campeonato. A rodada ainda terá jogos no sábado (16), domingo (17) e segunda-feira (18).
Escalações
Os Reds foram à campo no tradicional 4-3-3, escalados pelo holandês Arne Slot com: Alisson; Frimpong (Endo), Konaté, Van Dijk e Kerkez (Robertson); Mac Allister (Jones), Szoboszlai e Wirtz (Chiesa); Salah, Ekitiké (Joe Gomez) e Gakpo.
Por sua vez, o Bournemouth entrou em campo no 4-1-4-1, escalado pelo técnico Iraola com: Petrovic; Smith (Hill), Diakité, Senesi e Truffert; Adams (Kroupi), Semenyo, Scott (Traorè), Tavernier e Brooks (Winterburn); Evanilson.
Primeiro tempo
Jogando em casa, o Liverpool tomou a iniciativa do jogo e em apenas 5 minutos construiu três finalizações. Primeiro com Ekitiké, depois com Salah e Van Dijk. Nas duas primeiras, Petrovic foi obrigado a intervir e na última, o zagueiro e capitão dos Reds errou o alvo.
O Bournemouth foi rápido na resposta e levou perigo com Semenyo (um dos principais nomes do jogo) e com o brasileiro Evanilson, que desperdiçou uma cabeçada na pequena área.
Foi aí que apareceu Hugo Ekitiké. Recém contratado pela equipe de Arne Slot, o francês recebeu belo passe de Mac Allister, aos 37 minutos, invadiu a área e finalizou sem chances para o goleiro rubro-negro: 1 a 0 Liverpool e festa da torcida antes do intervalo, em Anfield.
Segundo tempo
A segunda etapa reservou a maior parte das emoções e dos gols. Logo aos 4 minutos, após tabela dos novos contratados Kerkez e Ekitiké, o centroavante serviu Gakpo que com sua velha categoria, carregou até a meia lua da grande área e finalizou no canto esquerdo de Petrovic: 2 a 0 Reds.
Mas o jogo que parecia controlado, mudou completamente de rumo aos 19 minutos, quando começou a aparecer Semenyo. O ponta-direita da seleção de Gana foi letal na frente de Alisson, e escorou cruzamento de Brooks para diminuir o prejuízo dos visitantes: 2 a 1.
E, aos 31 minutos, novamente Semenyo, dessa vez em grande jogada individual, deixou tudo igual. O ganês partiu do próprio campo em velocidade, carregou a bola e finalizou rasteiro no canto esquerdo de Alisson, que nem teve tempo de reagir: 2 a 2 e festa dos cerca de 3.500 torcedores que saíram do sul da Inglaterra para Liverpool.
O jogo ficou aberto e ganhou contornos de dramaticidade. Aos 37 minutos, Arne Slot apostou suas últimas fichas em Chiesa, na vaga do alemão Florian Wirtz. E o “tiro” acabou sendo certeiro.
Aos 43 minutos, após confusão na área, a defesa do Bournemouth afastou mal e a bola sobrou para o italiano, na marca do pênalti, pegar de primeira um lindo “sem pulo” e desempatar: 3 a 2 e Anfield novamente em festa.
Novamente em desvantagem, o Bournemouth partiu para o “tudo ou nada” e acabou punido aos 49 minutos. Endo lançou pela esquerda para Salah, o artilheiro da última Premier League ganhou de Senesi na corrida, invadiu a área e, com sua habitual categoria, finalizou com o pé direito no canto de Petrovic para fechar a conta: 4 a 2 Liverpool.
Liverpool 4X2 Bournemouth melhores momentos (Vídeo: Reprodução/YouTube/ESPN Brasil)
Na comemoração, Salah prestou mais uma homenagem ao falecido amigo, Diogo Jota. O egípcio foi um dos que mais se emocionou antes da bola rolar, durante as honrarias ao português.
Noite de homenagens
Diogo Jota foi um dos grandes nomes dos Reds na campanha vitoriosa da temporada 2024-2025. Além disso, o português era muito querido pelos companheiros de equipe e pela torcida do Liverpool.
Durante vários momentos da partida, ouviu-se em alto e bom-tom a música que a torcida dos Reds eternizou para o seu camisa 20. Além disso, o tradicional “You’ll Never Walk Alone”, entoado em todos os jogos do Liverpool, no estádio de Anfield, teve uma conotação ainda mais emotiva nesta sexta-feira, com jogadores e torcedores unidos em um só pensamento: que Diogo Jota e seu irmão descansem em paz.
You'll Never Walk Alone e homenagem a Diogo Jota (Vídeo: Reprodução/YouTube/ESPN Brasil
Calendário
Liverpool e Bournemouth terão a semana cheia para treinos e recuperação física. As duas equipes só voltam a campo pela 2ª rodada da Premier League.
Os Reds visitam o Newcastle, no St James’ Park, apenas na segunda-feira (25), às 16h (de Brasília). Já os “Cherries”, recebem o Wolverhampton, no sábado (23), no Vitality Stadium, às 11h (de Brasília).