Defensores brilham em jogo apagado do Botafogo pela Libertadores 2025

Botafogo consegue gol com segundos de jogo, mas LDU consegue criar melhores chances e leva partida em aberto para a partida decisiva na altitude de Quito

15 ago, 2025
Barboza e Vitinho | Reprodução/Instagram/@botafogo
Barboza e Vitinho | Reprodução/Instagram/@botafogo

O Botafogo venceu ontem(14) a LDU por 1×0 no Nilton Santos pelo jogo de ida da fase de oitavas de final da Conmebol Libertadores de 2025 e joga por pelo menos um empate para se classificar a fase quartas de final da competição.

O alvinegro o placar do jogo com 14 segundos de partida e deixou no ar a expectativa de resolver o jogo já no Rio de Janeiro, mas o que se viu foi uma LDU que buscou o resultado e conseguiu criar chances de perigo durante todo o jogo.

Defesa alvinegra foi o destaque do jogo

Com a expectativa de construir o resultado cedo, o Botafogo se lançou rápido para o ataque e com segundos de jogo já desarmou a saída de bola da LDU e após cruzamento do lateral-esquerdo Alex Telles, Artur abriu o placar aos 14 segundos de jogo.

Se Telles foi decisivo logo no início do jogo no ataque, Vitinho pelo lado direito também foi decisivo na defesa, salvando duas vezes em cima da linha as principais chances que os equatorianos tiveram no jogo, que poderiam trazer o empate para a equipe.


Gol relâmpago do Botafogo (Vídeo: Reprodução/Instagram/@paramountplusbr)

Além das bolas que tirou em cima da linha, o lateral conteve as descidas de Bryan Ramirez, Cornejo e Medina, fazendo três cortes e ganhando seis duelos no um contra um.

No miolo da zaga, Barboza deu a estabilidade que a defesa alvinegra precisava durante o jogo antes e após a lesão de David Ricardo.

Barboza organizou o time durante toda a partida e sempre orientava o posicionamento da defesa alvinegra no decorrer da partida, principalmente Marçal, que jogou improvisado na zaga após a saída de Ricardo.

Botafogo joga pelo empate em Quito

Com o resultado conquistado no Nilton Santos, o Botafogo agora joga por uma vitória simples ou pelo empate para se classificar as quartas de final da Libertadores.

Já a LDU precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar a fase seguinte sem precisar da disputa de pênaltis. Para ir aos pênaltis, os equatorianos precisam vencer por um gol de diferença.

O Botafogo vai precisar lutar contra o retrospecto para sair com a classificação de Quito. O alvinegro nos últimos cinco jogos na altitude não ganhou nenhuma vez, empatou uma e perdeu quatro partidas, marcando apenas dois gols e sofrendo oito.

Os dois duelos mais recentes na altitude foram contra a LDU com o empate sem gols pela Sulamericana de 2023 e a derrota por 1×0 na campanha do título da Libertadores de 2024 em partida que marcou a estreia de Artur Jorge.

Além desses jogos, em Quito, o Botafogo perdeu para o Deportivo Quito por 1×0 na fase de playoffs da Libertadores de 2014. Ainda no Equador, o alvinegro foi derrotado por 2×1 pelo Independiente Del Valle em Sangolquí.

Botafogo tem Brasileirão antes de encarar a altitude

Antes de encarar a altitude de 2850 metros de Quito e a torcida da LDU, o Botafogo tem um duelo importantíssimo pelo Brasileirão.

No domingo(17), às 20h30, o alvinegro recebe o Palmeiras no Nilton Santos, visando encostar no alviverde, que hoje tem sete pontos de vantagem para o alvinegro. O Amazon Prime Video transmite esta partida com exclusividade

A partida de volta contra a LDU será na quinta-feira(21) às 19h no Casa Blanca em Quito. A partida terá transmissão exclusiva do Paramount+.

Mais notícias