São Gonçalo atropela Olaria e confirma vaga na final da Série A2 do Carioca

Campeão da Taça Santos Dumont não toma conhecimento do Azulão e fica a dois jogos do acesso à elite do Estadual; adversário na decisão será o Bangu

10 ago, 2025
Athyla, Anthony e Éberson | Reprodução/X/@matheusreis2076
Athyla, Anthony e Éberson | Reprodução/X/@matheusreis2076

O São Gonçalo está a apenas dois passos do paraíso. Neste sábado (09), o time treinado por Flávio Tinoco não quis saber de administrar a vantagem do empate e goleou o Olaria por 3 a 0, no estádio de Los Larios, em Xerém, para confirmar presença na grande final da segunda divisão do Campeonato Carioca.

Com direito a gritos de “Olé” da torcida do “Çalo” (que compareceu em grande número), o campeão da Taça Santos Dumont se impôs do início ao fim e agora enfrenta o Bangu, em jogos de ida e volta (sem vantagem para qualquer lado), na decisão do título e da única vaga para a Série A de 2026.

Escalações

Flávio Tinoco escalou o São Gonçalo no tradicional 3-5-2, com: Pedro Henrique; Éberson, Athyla e Edmário; Israel, Anthony, Pedro China, Mauricio e Celão; Di Maria e Léo Itaperuna.

Já o Olaria foi para o jogo no 4-3-3, escalado pelo técnico Marcus Alexandre com: Guilherme; Rossales, Salazar, Rodrigão e Lucas; Anderson Dabala, Cauã e Ryan Matheus; Cipriano, Rhyan e Vitinho.

Primeiro tempo

Mesmo com a vantagem do empate, o São Gonçalo começou se impondo e deu seu cartão de visitas ao Olaria logo aos 4 minutos. Após cobrança de falta de Celão, Anthony subiu alto, no meio da zaga do time visitante e cabeceou sem chances para Guilherme: 1 a 0 “Çalo” e vantagem dobrada logo no início.

Precisando virar o jogo para se classificar, o Olaria se lançou ao ataque e criou oportunidades. Aos 28 minutos, Cipriano encontrou Vitinho na grande área, mas o camisa 7 chutou por cima do gol de Pedro.

Dois minutos depois, novamente Vitinho recebeu na entrada da área, girou o corpo e finalizou. Mas dessa vez, parou no camisa 1 do São Gonçalo, que caiu no canto esquerdo para defender.

Porém, aos 38 minutos, a equipe de Flávio Tinoco voltou a ser letal. Em rápido contra-ataque, Celão arrancou no meio da defesa visitante e foi derrubado próximo da área. Na cobrança de falta, o capitão Éberson encheu o pé, contou com o escorregão do goleiro do Olaria e ampliou o marcador, em Xerém: 2 a 0 para o campeão da Taça Santos Dumont.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com o São Gonçalo tentando administrar a grande vantagem construída. Por sua vez, o Olaria não mostrou muito poder de criação e tentou chegar nas bolas aéreas e em chutes de longa distância.

Aos 9 minutos, Cauã finalizou de longe, mas não acertou o alvo. Pouco depois, foi a vez de Cipriano arriscar da entrada da área para defesa segura de Pedro.

Aos 11 minutos, Tinoco substituiu Léo Itaperuna por Yuri Oliveira para tentar dar mais fôlego ao ataque e melhorar a recomposição defensiva.

E aos 20 minutos, veio o golpe fatal do “Çalo”. Após lindo passe de Mauricio, o artilheiro Di Maria teve toda frieza do mundo na frente do goleiro do “Ola” para colocar a bola no fundo da rede e confirmar passagem da equipe gonçalense para a grande decisão: 3 a 0.

Atordoado, o Olaria entrou em pane ofensiva e defensiva e os espaços para contra golpes dos donos da casa começaram a ficar cada vez maiores. Tanto que Celão ainda teve uma grande chance de ampliar, aos 35 minutos, mas acabou parando no goleiro Guilherme.


São Gonçalo 3X0 Olaria jogo completo (Vídeo: Reprodução/Youtube/Cariocão TV)

Sem forças para reagir, o Olaria apenas assistiu o São Gonçalo trocar passes, administrar a goleada e confirmar presença na tão esperada final da Série A2.

Contraste nas torcidas

O resultado final do jogo refletiu, também, nas arquibancadas. De um lado, a torcida do São Gonçalo comemorou a classificação com direito a “abraço coletivo” entre jogadores e torcida.


Imagem

Jogadores do São Gonçalo fazem corrente com seus torcedores (Foto: Reprodução/X/@matheusreis2076)

Além disso, os atletas levaram seus familiares ao gramado para festejar a classificação para a final. O técnico Flávio Tinoco foi o mais festejado pelos torcedores e jogadores.

O adversário do São Gonçalo na grande final será o Bangu, que derrotou o Araruama por 1 a 0, também no sábado (09), em Moça Bonita. A partida de ida terá mando de campo dos “Castores”, na próxima quarta-feira (13) e o jogo de volta será no domingo (17), com mando de campo do “Çalo”.


Jogadores do São Gonçalo festejam com familiares (Vídeo: Reprodução/Youtube/@matheusreis2076)

Enquanto isso, do outro lado, boa parte da torcida do Olaria deixou o estádio antes do final da partida. Porém, quem ficou vaiou o time e, antes mesmo do fim do jogo, entoou cantos de “time sem vergonha” e direcionou cobranças ao treinador Marcus Alexandre.

Além disso, após a partida, integrantes de uma das torcidas organizadas do Olaria cercaram a entrada do vestiário da equipe e cobraram jogadores, comissão técnica, mas principalmente a diretoria que, pelo quarto ano consecutivo bate na trave pelo acesso.

Em 2022, 2023 e 2024, o Olaria foi vice-campeão da Série A2, com derrotas para Volta Redonda, Sampaio Corrêa e Maricá, respectivamente. Além disso, o Azulão acumula também, dois vice-campeonatos seguidos na Copa Rio (para a Portuguesa, em 2023 e para o próprio Maricá, em 2024).

Mais notícias