Iphone 17: Relatório revela data provável para lançamento de nova linha
Especulações se baseiam em relatório e vazamento de documentos internos da operadora; especialistas apontam para novos recursos e mudanças no design

As expectativas em torno do lançamento da nova linha de celulares da Apple, o iPhone 17, se intensificaram nesta segunda-feira (4), após a publicação de um relatório pelo site alemão iPhone-Ticker. Nele, algumas datas foram mencionadas, como os supostos dias para o lançamento, pré-encomenda e venda no varejo dos novos celulares.
Lançamento, pré-venda e chegada ao mercado
Os lançamentos de novas linhas pela Apple são feitos tradicionalmente na primeira terça-feira de setembro, após o Dia do Trabalho nos Estados Unidos (1º setembro). Apesar disso, o editor sênior do veículo CNET, Patrick Holland, analisa que pelo feriado ser um dia antes da data tradicional de apresentação, “a Apple poderia adiar o evento do iPhone para quarta-feira, 3 de setembro, ou terça-feira, 9 de setembro.” disse Holland.
Apesar de Holland considerar o dia três de setembro como data provável, outros especialistas elegeram nove de setembro como a data escolhida. Para David Phelan, da Forbes Tech, essa mudança seria estratégica, pois buscando evitar conflitos com a tradicional feira de eletrônicos IFA em Berlim, a Apple optaria pelo dia nove.
Modelos do Iphone 16 expostos na loja da Apple, em Nova Iorque (Foto: reprodução/Sven Hoppe - picture alliance/Getty Images Embed)
Caso a apresentação ocorra no dia 9 de setembro, a pré-encomenda para os quatro modelos esperados, iPhone 17 básico, Air, Pro e Pro Max, deverá abrir no dia 12 de setembro. Já a chegada às lojas físicas e online, no dia 19.
A gigante da tecnologia ainda não divulgou oficialmente a data de lançamento de sua nova linha, assim como não informou o cronograma de vendas dos novos celulares.
Inovações e novidades
Entre os novos recursos especulados, sem ainda uma confirmação oficial, estão alterações no carregamento, na duração da bateria, nas configurações da câmera e da tela, além de novas cores.
Rumores apontam que o Pro Max poderá exceder 5.000 mAh e que os quatro modelos irão oferecer um carregamento mais rápido via MagSafe. Da nova linha, algo que vêm ganhando destaque é o modelo Air, que terá um design ultrafino, de 5,5 mm de espessura.
Em relação às cores, a expectativa é de uma variação maior em sua paleta. Para além dos habituais preto, prata, cinza, azul, verde e roxo, tons de céu, ouro e laranja/cobre são especulados.