Guardiola revela que vai deixar Manchester City após fim do contrato em 2027
Técnico espanhol afirmou ao jornal “GQ Hype” que vai fazer pausa na carreira para cuidar do lado pessoal; ex-rival seguiu caminho semelhante há pouco tempo

Treinador multicampeão por diversas equipes, Pep Guardiola vai interromper sua lendária carreira à beira dos gramados. Foi o que afirmou o atual comandante do City em uma entrevista à revista espanhola “GQ Hype”.
O contrato de Guardiola com os azuis de Manchester vai até o fim da temporada 2026-2027 e não será renovado, pois, segundo o treinador, ele precisa focar mais em si próprio e cuidar da saúde.
“Está decidido (a pausa na carreira). Preciso focar em mim, no meu corpo” – disse o técnico espanhol.
Ex-rival seguiu caminho semelhante
Recentemente, Jurgen Klopp, grande rival de Guardiola durante muitos anos no futebol inglês, seguiu um caminho semelhante e deixou o Liverpool após diversas temporadas, para cuidar da saúde.
O alemão se despediu dos Reds ao fim da temporada 2023-2024 e afirmou que ficaria muito tempo sem exercer a função de técnico (podendo até não trabalhar mais na área). Além disso, em uma eventual volta, descartou trabalhar em qualquer clube inglês devido à sua identificação com o atual campeão Inglês.
Anúncio da despedida de Klopp no Liverpool (Vídeo: Reprodução/YouTube/Liverpool FC)
Contudo, seis meses após “se afastar” do mundo do futebol, Klopp foi anunciado pela Red Bull como novo diretor global de clubes da empresa e se reaproximou do esporte, porém, longe da beira do campo.
Temporada no City
A última temporada de Guardiola à frente dos Citizens passou longe de ser considerada positiva. Apesar do alto investimento e de possuir um dos elencos mais ricos da Europa, a única conquista dos azuis de Manchester foi a Community Shield (Supercopa da Inglaterra), em jogo único, no começo da temporada.
Na Premier League, o City foi o 3º colocado com 71 pontos (13 a menos que o campeão Liverpool) e na Champions League, foi eliminado pelo Real Madrid já na fase de playoffs para as oitavas-de-final.
Enquanto isso, nas Copas Nacionais, mais decepções. Primeiro, uma eliminação precoce nas oitavas da Copa da Liga Inglesa para o Tottenham e, mais à frente, um frustrante vice-campeonato da FA Cup (após derrota por 1 a 0 para o Crystal Palace), em Wembley.