Velório de Preta Gil acontece no Theatro Municipal do Rio
Lutando contra o câncer cantora morre aos 50 anos nos EUA; velório acontece no Teatro Municipal do Rio de Janeiro cumprindo a vontade da artista
25 jul, 2025

Preta Gil buscava novas medidas de tratamento nos Estados Unidos desde maio desse ano, quando precisou ser levada no último domingo (20) por uma ambulância após notícia de que seu estado era irreversível, mas acabou falecendo.
Velório da cantora acontece nessa sexta-feira (25), realizando um desejo da artista. A homenagem acontece no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com cerimônia aberta ao público, e recebe a presença de famosos, familiares e amigos.
Batalha contra o câncer
Preta Gil descobriu o câncer em janeiro de 2023 após exames acusarem um tumor maligno chamado adenocarcinoma no intestino, e em agosto tomou 4 pontos, foi quando a artista começou sua batalha pela vida. Além de tratamentos de quimioterapia e cirurgias como a retirada de órgãos e do câncer em 2023, ela teve que buscar novas medidas de tratamento após a volta do câncer em 2024.
Em busca de uma nova chance e lutando pela vida, Preta foi para os Estados Unidos em maio deste ano, e tinha esperança de que o tratamento seria eficaz, já que no país possuía medidas de tratamento que não se encontravam no Brasil. Ela estava em sua casa nos EUA quando recebeu a notícia de que seu caso era irreversível, e precisou ser levada de ambulância com destino a uma UTI aérea, mas veio a óbito no caminho.
Filho de Preta Gil se despede em velório no Theatro Municipal do Rio (Foto: reprodução/Instagram/@portalpopmais)
O velório de Preta Gil
Realizando uma vontade da cantora, o velório acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro após translado burocrático do corpo da cantora para o Brasil. Sua maquiadora, Soraya Rocha, amiga próxima e maquiadora, foi a primeira a chegar para a homenagem. Em seguida, outros amigos e famosos chegaram para prestar homenagens, como Tiago Abravanel, Luís Miranda e Taís Araújo.
Velório está sendo aberto ao público, e com transmissões ao vivo. Imagens da cantora num telão de LED são transmitidas para amigos próximos e familiares em um saguão reservado. Embora a cerimônia seja realizada com música e uma despedida alegre, digna da cantora, blocos e outros eventos não estão previstos.
Aconteceu na quinta-feira (24) um cortejo de acolhimento aos fãs no entorno do Theatro Municipal, com apoio e organização da prefeitura e órgãos públicos do Rio.
Preta Gil para seu Bloco da Preta (Foto: reprodução/Instagram/@blocodapreta)
Uma despedida marcante
Preta Gil faleceu no dia do amigo, algo marcante já que a cantora era conhecida por ser referência em amizade. Além disso, o velório está sendo marcado pela data em que se comemora o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que coincide com a luta em favor do que ela defendia e carregava até no nome.
O Circuito de carnaval, onde passava o bloco que recebia seu nome “Bloco da Preta”, e arrastava milhões de pessoas, foi nomeado, como homenagem feita pela Prefeitura do Rio, como “Circuito Preta Gil”. Placas de direcionamento espalhadas pelas ruas do circuito têm imagem da cantora estampada.
Corpo de Preta Gil será cortejado por carros do Corpo de Bombeiros e será levado para o cemitério Crematório e Cemitério da Penitência, onde acontecerá uma cerimônia apenas para família e amigos às 15h. Seu corpo será cremado.