Lando Norris lidera 1-2 da McLaren no terceiro treino livre na Áustria

Oscar Piastri e Max Verstappen completaram as três primeiras posições na sessão que antecede a classificação para o grid de domingo

28 jun, 2025
Dupla de pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri I Reprodução/Instagram/@mclaren
Dupla de pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri I Reprodução/Instagram/@mclaren

O terceiro treino livre do GP da Áustria foi disputado neste sábado (28) e novamente teve domínio da McLaren, repetindo o cenário do TL2 de sexta-feira. Lando Norris liderou a sessão, com Oscar Piastri logo atrás, consolidando a boa fase da equipe.

Norris marcou 1min04s324, superando o companheiro australiano por 0s118. Max Verstappen terminou em terceiro, 0s210 atrás do líder, mesmo passando boa parte do treino nos boxes — a Red Bull precisou reparar o assoalho de seu carro após um dano no início da atividade. Nos instantes finais, o holandês ainda rodou na entrada da reta principal.

Destaque também para Gabriel Bortoleto, que novamente apareceu entre os dez primeiros, com o oitavo tempo.

Saiba como foi o TL3 em Spielberg

O início do terceiro treino livre do GP da Áustria foi morno, com Max Verstappen sendo o primeiro a registrar uma volta rápida após quase dez minutos, marcando 1min05s818 com pneus duros. Pouco depois, com compostos macios, Lando Norris assumiu a liderança provisória com 1min05s412, quando restavam 43 minutos de sessão.

Gabriel Bortoleto entrou em ação cerca de três minutos depois e marcou sua primeira volta rápida, colocando-se em nono lugar, também com pneus macios. Enquanto isso, Norris seguia evoluindo e baixava seu tempo para 1min04s888.

Nico Hülkenberg começou bem, alcançando o quinto melhor tempo, mas logo foi superado por Bortoleto, que melhorou sua marca e ficou 0s048 à frente do alemão, ambos com pneus macios.

Com metade da sessão concluída, Norris liderava, seguido por Hamilton, Russell, Piastri e Tsunoda no top 5. Bortoleto aparecia em sétimo.

O monegasco Charles Leclerc chegou a ocupar a segunda posição, mostrando a força da Ferrari, ficando a 0s269 do tempo de Norris. Mas logo foi superado por George Russell, que marcou um tempo 0s130 mais lento que o do britânico da McLaren. Andrea Kimi Antonelli também se destacou, colocando-se logo atrás do companheiro de equipe na Mercedes.

Enquanto isso, Verstappen permanecia nos boxes. A Red Bull trabalhava no assoalho danificado do carro do #1, após o holandês passar com força sobre as zebras.


Momento em que Max Verstappen atinge a zebra (Foto: reprodução/Instagram/@f1)

Faltando 15 minutos para o fim, Norris voltou a melhorar e registrou 1min04s324, consolidando a liderança. No mesmo momento, Isack Hadjar perdeu o controle no início da reta principal, mas escapou sem danos.

Bortoleto também subiu na tabela, alcançando a sexta colocação, entre as duas Ferraris.

Já nos minutos finais, Piastri reagiu e saltou para a segunda posição, apenas 0s118 atrás de Norris. Verstappen retornou à pista e rapidamente se posicionou em terceiro, a 0s210 do melhor tempo. O piloto da Red Bull ainda protagonizou uma rodada semelhante à de Hadjar no trecho final da sessão, mas sem maiores consequências.


Lando Norris e Oscar Piastri, fizeram o 1-2 da McLaren no TL3 (Foto: reprodução/Instagram/@mclaren)

Classificação do TL3

Veja como ficou a classificação, após o treino que antecede a classificação para a corrida deste domingo (29) no Circuito Red Bull Ring.



Treino classificatório para o GP da Áustria

A definição do grid para o GP da Áustria acontece neste sábado (28), às 11h (horário de Brasília).

Mais notícias