Fluminense se classifica para as oitavas do Mundial de Clubes

Tricolor precisava somente empatar para obter a classificação no campeonato; equipe de Renato Gaúcho aguarda definição para conhecer novo adversário

25 jun, 2025
German Cano, um dos destaques da partida | Reprodução/Megan Briggs/Getty Images Embed |
German Cano, um dos destaques da partida | Reprodução/Megan Briggs/Getty Images Embed |

O Fluminense encarou o Mamelodi Sundowns na tarde desta quarta-feira (25) no MetLife Stadium e conseguiu a classificação para as oitavas do Mundial de Clubes da Fifa. O Tricolor das Laranjeiras precisava somente do empate, porém não procurou depender da vantagem, buscando a finalização. Porém, a partida não saiu do 0 a 0.

A equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho teve como destaques Jhon Árias, Agustin Canobbio e German Cano. Os atletas buscaram o domínio da bola e se esforçaram para balançar as redes. O goleiro Fábio também foi um dos nomes do jogo, salvando o Tricolor de lances perigosos protagonizados pelo adversário.

Primeiro tempo

O jogo inicia sob o domínio de bola do time sul-africano, com jogadas ensaiadas e passes muito precisos, confundindo o Tricolor.

Aos cinco minutos, o goleiro Fábio foi posto à prova, e realizou uma excelente defesa. Em seguida, Matthews tentou, por duas vezes seguidas, marcar o primeiro para o Mamelodi, mas Fábio salvou o Fluminense.

A parada para hidratação foi fundamental para que o Fluminense pudesse se organizar, com orientações do técnico Renato Gaúcho e do zagueiro Thiago Silva, que não atuou na partida de hoje. No retorno ao jogo, o Tricolor soube dominar a posse de bola e desenvolver mais paciência para avançar para a área do Mamelodi.

Aos 22 minutos, em cobrança de falta por Árias, Freytes cabeceia, mas bola vai para fora. Aos 26 minutos, lance semelhantes, com Ignácio na tentativa de finalização.

Nos minutos finais da primeira etapa do confronto, em falta cobrada novamente por Árias, a bola para no pé de Nonato, mas vai para fora.


 Fluminense comemora classificação no Mundial (Foto: reprodução/Instagram/@fluminensefc)

Segundo tempo

A segunda etapa inicia semelhante ao primeiro tempo, com Fluminense recuado e Mamelodi dominando a bola. Contudo, o Tricolor não demorou muito para ter de dominar a partida.

Aos 17 minutos, Jhon Árias domina a bola, lançando para German cano, mas a bola bate na trave. Aos 22, Mamelodi controla o jogo com Rayners, que avança, mas Renê se posiciona e impede a finalização. Com 32 minutos, Freytes lança a bola de longe, que chega de forma certeira em Árias. Porém, o colombiano é travado por Mosa Lebusa e não consegue finalizar.

O juiz argentino Yael Falcón Pérez concedeu acréscimo de oito minutos, tempo suficiente para que o Tricolor dominasse o jogo e não permitisse um avanço do adversário. A partida terminou sem gols.


Lance entre Jhon Árias e Divine Lunga na partida de hoje (Foto: Reprodução/Dan Mullan/Getty Images Embed)

Próxima etapa

Com a classificação, o elenco de Renato Gaúcho aguarda pelo próximo confronto, que será contra o primeiro colocado do Grupo E. A partida irá acontecer na próxima segunda-feira (30). Inter de Milão, Monterrey e River Plate concorrem à liderança do grupo.

Mais notícias