Telescópio solar mostra imagem inédita do sol em atividade magnética

O aparelho utiliza tecnologia de filtro visível ajustável (VFT) para registrar detalhes e ajudam cientistas a entender como as erupções solares afetam a Terra

01 maio, 2025

Daniel K. Inouye, o maior telescópio solar do mundo, realizou uma contribuição importante para a ciência. O aparelho fez o registro de uma imagem inédita e detalhada do sol em intensa atividade magnética. Isso só foi possível graças à tecnologia de Filtro Visível Ajustável (VTF, em inglês).

Segundo comunicado emitido pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, que administra o aparelho, o filtro permite uma visão tridimensional da superfície do sol de forma mais precisa do que nunca na história. Isso permite que cientistas possam pesquisar mais profundamente sobre as manchas, tempestades solares e como isso pode afetar a vida na Terra.

Atividade do sol

Ao aproximar a imagem, são vistas manchas escuras, consequência da intensa atividade magnética no local. Essas atividades originam as erupções solares.

Outro fenômeno que ocorre através dessas atividades são as ejeções de massa coronal, (CME, na sigla em inglês). Gás ionizado, formando plasma, é expulso para fora da atmosfera solar. Monitorar essas atividades é de suma importância, pois os cientistas podem verificar o impacto na rede de energia e na internet, por exemplo.

Essas manchas, em tamanho, são equivalentes a continentes inteiros. A escala aproximada é de 10 quilômetros por píxel.


Imagem captada pelo telescópio Daniel K. Inouye (Vídeo: reprodução/Instagram/@infomoney)


Maior telescópio do mundo

O telescópio Daniel K. Inouye fica sediado em Maui, estado americano do Havaí, e é operado pelo Observatório Nacional Solar. O aparelho leva o nome do cientista Daniel Ken, falecido em 2012, que foi senador pelo estado do Havaí de 1963 até o ano de sua morte.

O principal objetivo dos cientistas que operam o telescópio é examinar como se comporta a coroa, a parte mais externa do sol, que possui temperaturas elevadíssimas.


Embed from Getty Images

Localidade do Telescópio em Maui, Havaí (Foto: reprodução/Peter Unger/Getty Images Embed)


Filtro Visível Ajustável (VTF)

A imagem em alta resolução e detalhada do sol foi obtida graças à tecnologia do VTF. O aparelho foi desenvolvido pelo Instituto Leibniz de Física Solar, na Alemanha, e é o maior existente. Utilizando três câmeras de alta resolução, leva apenas alguns segundos para captar imagens e produzir uma combinação tridimensional.

Vale ressaltar que o VTF continua em fase inicial de utilização, mas o resultado comprovou o quão é eficiente. O dispositivo levou dez anos para ser construído e seu comissionamento está previsto para 2026.

Foto Destaque: telescópio Daniel K. Inouye, no topo do Parque Nacional Haleakala, Havaí (Reprodução/Peter Unger/Getty Images Embed)

Mais notícias