Futebol paulista inicia mal o Brasileirão 2025, repetindo marca negativa de 2012

Nenhum clube paulista venceu na 1ª rodada do Brasileirão 2025, repetindo a marca negativa de 2012

01 abr, 2025

O Campeonato Brasileiro de 2025 começou no último sábado (29) e deixou péssimas marcas para o futebol paulista. Pela primeira vez desde 2012 nenhum clube paulista venceu na estreia do campeonato nacional.

Na época, em 2012, o Brasileirão contava com seis equipes paulistas em seu torneio: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta e Portuguesa.

Brasileirão em 2012

Na ocasião foram três derrotas e dois empates para os paulistas. O Santos estreou visitando o Bahia em Salvador e empatou por 0 a 0, São Paulo foi derrotado pelo Botafogo no Rio de Janeiro, por 4 a 2, o Corinthians também foi derrotado, mas em casa pela equipe do Fluminense, por 1 a 0, já a Portuguesa e o Palmeiras se enfrentaram e acabaram empatando por 0 a 0. A Ponte Preta recebeu o Atlético-MG em Campinas e também saiu derrotada por 1 a 0.


Post do Paulistão sobre a estreia dos times (Foto: reprodução/Instagram/@paulistao)


Brasileirão 2025

Tricolor recebeu a equipe do Sport no Morumbi e empatou a partida em 0 a 0, com Calleri perdendo um pênalti durante o jogo. O resultado deixou o técnico Zubeldía pressionado no cargo, com críticas ao desempenho ofensivo da equipe.

O Santos fez sua reestreia na Série A contra o Vasco, após disputar a Série B em 2024. Apesar do bom início de jogo, a equipe santista acabou levando a virada na segunda etapa e saiu do Rio de Janeiro com uma derrota por 2 a 1. O técnico Pedro Caixinha também ficou pressionado, especialmente pela atuação abaixo do esperado, considerando o alto investimento no elenco.

O Mirassol foi até Belo Horizonte e saiu derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 1, desperdiçando um pênalti com Reinaldo. 

O Palmeiras, pressionado após perder a final do Campeonato Paulista para o Corinthians, recebeu o atual campeão Botafogo no Allianz Parque, mas não saiu do 0 a 0, em um jogo pouco criativo de ambas as equipes, e o Corinthians foi até Salvador enfrentar o Bahia que, apesar de usar um time reserva, conseguiu sair com um empate de 1 a 1 da Arena Fonte Nova. O resultado foi considerado positivo, levando em conta a ressaca pós-título paulista.

Por sua vez, o Red Bull Bragantino enfrentou o Ceará em Bragança Paulista e, apesar de sair perdendo por 2 a 0, conseguiu reagir nos minutos finais e empatou em 2 a 2. A equipe demonstrou poder de reação e deixou uma boa impressão para os próximos jogos.

O início difícil para os paulistas liga o alerta para a sequência da competição, especialmente para equipes que já chegam pressionadas na temporada.

Foto Destaque: jogador do Santos em jogo contra o Vasco (Reprodução/Instagram/@santosfc)

Mais notícias